O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.
Neste ano, a campanha do Ministério da Saúde veio focar na vacinação de meninas de 9 a 11 contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer do colo do útero.
Em relação ao câncer do colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.Neste ano, a campanha do Ministério da Saúde vai focar na vacinação de meninas de 9 a 11 contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer do colo do útero.
Junto com o grupo de adolescentes de 11 a 13 anos vacinadas no ano passado, essa pode ser a primeira geração praticamente livre do risco de morrer do câncer do colo do útero. A meta é proteger, em parceria com as secretarias estaduais e municipais da saúde, 80% do público-alvo.
A novidade para este ano é a inclusão de 33,5 mil mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV. Mais suscetível a complicações decorrentes do HPV, esse público tem probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral.(http://www.brasil.gov.br/saude)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhaDkFYoUhMY6thEnE_RNb4vOhfuAg-jkZGyNqdNLWeYcYeK3z6u_EHk5t1xP0NpcGOescXQZC6_MzIrFvU4c9XYSLmsPxqRrM7qbwhTgeKaEIuvi3cKI-vEoT5IUrpTTB0zMlfq6dAcg/s1600/CAM00051.jpg)
Vale ressaltar que as meninas que não estiverem nas escolas no período da campanha, pode se dirigir a unidade de Saúde da Família mais próxima para garantir a dose da vacina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário