Dentre as causas estão:
O consumo de qualquer tipo de tabaco: cigarros, charutos, cachimbos etc, consumo excessivo de álcool; idade: a maioria dos tipos de câncer bucal ocorre em pessoas acima dos 40 anos; hábitos alimentares: uma dieta carente em frutas e vegetais pode facilitar o desenvolvimento da doença; a exposição solar sem proteção pode aumentar as chances de desenvolver câncer nos lábios.
Sobre os principais sintomas estão:
As lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam, duram mais de 10 dias, sangram com facilidade e crescem; manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca, bochechas ou lábios; nódulos no pescoço; e, em casos mais sérios, a pessoa pode ainda apresentar dificuldades para falar, engolir, mastigar e movimentar a língua.
Atenção para o diagnóstico!
É importante frequentar p dentista, pelo menos, duas vezes por ano, pois os exames para diagnóstico do câncer de boca são realizados durante as consultas odontológicas de rotina. Além de avaliar os dentes e as gengivas, o profissional pode também tocar seu pescoço e a área da mandíbula, além de examinar as partes superior e inferior da sua língua.
Tratamento
Caso o dentista suspeite da doença, o mais indicado é que ele recomende uma biópsia da área. Se o diagnóstico der positivo, é possível que seja necessário realizar uma cirurgia na área afetada e continuar o tratamento com radiação e quimioterapia.
Para prevenir a doença, as pessoas precisam realizar corretamente a higiene bucal diária; evitar o consumo de doces; interromper o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas dentre outros.
Por Cida Carneiro com informações de Graziele Santana e Fotos de Normeide Lima
OUTRAS IMAGENS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário