O município de Ichu, situado na região sisaleira do estado da Bahia vem se destacando a cada dia por tudo o que ele representa em sua área de atuação, principalmente no tocante a saúde que vem avançando em vários aspectos.
Tendo início no mês de abril, os agentes de endemias, Célio Pedro e Gleide Lima, vem participando de uma qualificação no centro de capacitação do Ministério da Saúde, em Feira de Santana sobre este tema.
Segundo Rousane Rebouças, Sanitarista do Núcleo de Saúde, “O reconhecimento geográfico é indispensável à programação das operações de campo, por isso devem anteceder a quaisquer outras ações para o controle de doenças que dependem da visita domiciliar, com especial importância pra aquelas atividades relacionadas a vetores.”
Por isso, seguindo as normas do Ministério, o secretário de saúde, Heitor Santana, solicitou o técnico em mapeamento da FUNASA, senhor Fernando Santos, para junto com os agentes, fazerem esse trabalho que se concluiu com a atualização do mapeamento da cidade e a tão esperada alteração da comunidade de Licuri, para povoado, uma das cobranças dos moradores daquela localidade, na pré conferência de saúde, realizada neste ano de 2023.
Assim sendo, o tão esperado trabalho dos Agentes de Endemias, será feito naquela localidade a partir de janeiro de 2024.
Os agentes de endemias Célio Pedro e Gleide Lima concederam entrevista ao repórter André Luiz, falando sobre esta conquista, confira clicando AQUI ou no play abaixo.
Por Cida Carneiro com informações de Gleide Lima e fotos de Heitor Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário