quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ICHU- 1ª Caminhada do Outubro Rosa reune centenas de Pessoas

Centenas de pessoas, entre homens e mulheres, crianças idosos e adolescentes participaram nesta terça, (21) da Caminhada Outubro Rosa, realizada pela equipe da Saúde de Ichu com participação da equipe da Educação através das escolas Públicas e Particular, SINTRAFI, e comunidade Geral. 

A campanha (que tem como foco informar a população sobre o câncer de mama, a importância do exame e, sobretudo, das possibilidade de cura), reuniu pessoas de todas as idades onde através de cartazes e faixas buscou sensibilizar a população sobre a importância de as mulheres em especial, a partir dos 35 anos estarem realizando anualmente a mamografia e  fazerem o auto exame através do toque.
A caminhada  teve seu início na Secretaria municipal de Saúde e se estendeu pelas ruas da cidade terminando no Barracão Municipal onde pessoas envolvidas nesse movimento falaram da importância do exame.
O Secretário de Saúde Evânio Cordeiro agradeceu a toda comunidade Ichuense,a Educação, a coordenação  a equipe no geral que vem fazendo o seu papel e destaca a parceria feita entre a Secretaria de Saúde de Ichu com a Clínica São José de Conceição do Coité onde a partir de novembro  estará realizando 75 mamografias/mês.
A vereadora Geovana Márcia parabenizou a Secretaria de Saúde pela ação, sentindo -se feliz pela caminhada tão importante no município. Para ela o que mais lhe deixou satisfeita foi saber dessa parceria para a realização dos exames pois não basta falar em fazê-lo, mas é preciso dar condições para que a população tenha acesso a Mamografia.
Denieire Santiago, enfermeira e coordenadora da atenção básica falou da importância desse momento de prevenção e orientou a toda população que a partir do dia 22 de Outubro, a comunidade pode se dirigir a Secretaria Municipal de Saúde, levando a Xerox do RG, Comprovante de Residência e Cartão do SUS e em Novembro a equipe de Saúde estará divulgando as datas e horarios das consultas das pessoas que apresentarem a documentação.

Verena, Nutricionista do NASF agradeceu pelo empenho de todos em participar deste momento.
Ao Final o Educador Físico Francisco Moysés levou todos a se movimentar com atividades físicas através da música da Campanha do Outubro Rosa.
Lembrando a todos que esta campanha que acontece com mais intensidade no mês de outubro,  tem como símbolo o laço cor de rosa, mas o importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.
"Na maioria dos casos de câncer de mama, não há uma causa específica. Há alguns fatores que estão associados ao aumento do risco de desenvolver a doença. A própria idade é um deles, pois a chance aumenta na medida em que se envelhece. Menarca precoce, menopausa tardia, (não ter filhos), primeiro filho em idade avançada, não amamentação e uso de terapia de reposição hormonal são fatores associados ao risco. Consumo excessivo de álcool, obesidade na pós-menopausa e sedentarismo também. Os fatores hereditários são responsáveis por menos de 10% dos cânceres de mama. O risco é maior quando os parentes acometidos são de primeiro grau (pai, mãe, irmãos, filhos)".(www.saude.terra.com.br)
 Por CidaCarneiro/Ichu Notícias/ Rádio Independente FM 
CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário