quarta-feira, 5 de novembro de 2014

ICHU-Práticas Integrativas e Complementares no SUS foi o tema da Feira de Saúde 2014


Com o objetivo de levar a informação à comunidade Ichuense através da medicina alternativa, foi realizada na última terça Feira, (04) a Feira de Saúde 2014. 
O evento realizado pela Secretaria de Saúde de Ichu, aconteceu no Barracão municipal e contou com a participação de diversos profissionais que atuam na área de Práticas alternativas como um processo de Cura. Checagem Bioenergética, alinhamento dos Chácaras, Cromoterapia, Exercícios em Bionergética, massoterapia, Fitoterapia foram oferecidos ao Público presente que absorveu cada palavra, cada informação contida dentro das Palestras ouvidas.

O Secretário de Saúde Evânio Cordeiro deu as boas vindas ao Público dizendo que quando se trata de Prevenção em Saúde, o gestor e a equipe faz a sua parte porque o que mais se vem buscando é qualidade de vida para a comunidade.

George Ferreira, Prefeito Municipal agradeceu por essa oportunidade e parabenizou a Equipe de Saúde por realizar um evento tão importante, colocando a saúde sempre em primeiro lugar.

Iran Santiago, idealizadora da Feira de Saúde, agradeceu aos presentes, destacou a gratuidade dos profissionais em sair de longe para trazer informações tão necessárias ao povo de Ichu lembrando que a Bioenergia foi apresentada no Município por Dodora do Movimento Comunidade Popular sendo que a partir de então esse processo foi se difundindo e trazendo hoje grandes contribuições à comunidade.

Paula Sampaio, Psicopedagoga colocou que a Saúde começa na mente, e Ichu acendeu o Sol dando esse passo a frente quando traz essas práticas para a vivência. Para ela, a cura também começa com a informação e não existe doença incurável, existem pessoas que não se curam, pois isso só acontece quando mudamos a nossa forma de pensar. Quem busca a cura não pode pode esquecer de manter vivo o desejo de ser curado, seja a cura física, mental, emocional e até mesmo espiritual. É preciso contribuir. Faz parte da cura o desejo de ser curado. Ser Saudável é uma escolha que pode ser feita em qualquer idade. Paula falou ainda que quando nos curamos automaticamente curamos todos ao nosso redor. Pediu que as pessoas sejam promotores dos valores da paz, da Saúde e do amor e que essa semente lançada nesta feira seja levada, plantada e cuidada por todos.

Elizabeth Ramalho e Conceição Américo falaram sobre a Terapia Bioenergética que através das variadas práticas de Medicina Natural é usada de forma tradicional e popular em diversas partes do mundo com o princípio de promover o processo da mudança da vida de modo ativo e consciente onde acredita que a saúde verdadeira vem de dentro e nunca é manipulada por outras pessoas. A saúde perfeita depende de cada um.
Para Elizabeth é preciso pensar e mentalizar coisas boas, ter projetos de vida, escolhas, sonhos. Isso também é Saúde. Conceição destacou que na Biosaúde ou Saúde bioenergética se trabalha com aquilo que Deus nos dá. Adoecer ou não está naquilo que nos alimentamos. A escolha é de cada um.
Durante a palestra, Rita, Professora do Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro, trouxe para a comunidade o seu depoimento de cura através da Bioenergia se emocionando em falar que há 22 anos passava por médicos e especialistas por sentir fortes dores de cabeças e hoje está curada por ter feito o tratamento através dessa medicina alternativa- A bioenergética.


Livia Santana, trouxe a prática da Cromoterapia como  um tipo de tratamento que consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional do ser humano. Ela lembrou que estudos destacam as cores como que tem um efeito benéfico ao indivíduo. Nos dias de hoje, a cromoterapia está relacionada com as sete cores do espectro solar, e normalmente um suporte com uma lâmpada de 25 watts é usada no tratamento, onde é colocado a 5 centímetros da pele, atuando durante aproximadamente 3 minutos.Trouxe alguns exemplos de cores sendo que o vermelho estimula, o azul suaviza, o amarelo causa alegria e o verde é relaxante. Ao final, foi sorteado uma pessoa para que fosse aplicada a técnica da Cromoterapia como amostra de funcionalidade.

As Nutricionistas Verena Monteiro e Advânia Santiago falaram sobre a Fitoterapia como o uso das plantas medicinais e suas aplicações na cura de doenças já que elas contêm princípios ativos capazes de curar diversas doenças e foi a partir do reconhecimento destas propriedades terapêuticas que se deu o surgimento da medicina alopática moderna. Durante a exposição a comunidade pode provar diversos Chás e levar para casa sementes e folhas como forma de curar problemas citados por quem passava por lá.
A Fisioterapeuta Caroline Moreira, junto aos outros Porfissionais de Saúde ofertou a Comunidade a Massoterapia  que consiste no tratamento ou terapia através de massagens e pode ser aplicada a diferentes partes do corpo ou de forma contínua em todo o corpo, para aliviar o stress e a tensão, diminuir as dores musculares, controlar a dor, eliminar traumas físicos, melhorar a circulação sanguínea e flexibilidade, promover a saúde e bem-estar e também melhorar a qualidade de vida. Foram espalhadas várias macas numa tenda para que a comunidade pudesse receber as mais variadas técnicas de massagem como um processo de aliviar tensões musculares e dores espalhadas pelo corpo.


 Por Cida Carneiro/Ichu Notícias/Rádio Independente FM/ Fotos: Normeide Lima
Confira outras fotos: 































































Nenhum comentário:

Postar um comentário