terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

ICHU-Equipe de Saúde Helena Santiago realiza o dia da mancha na Unidade

A equipe de Saúde Helena Santiago, na cidade de Ichu Bahia, realizou na última segunda feira, (23) o dia da mancha, com o objetivo de eliminar a Hanseníase no município.
A Hanseníase é uma doença causada por um micróbio, que passa de uma pessoa doente sem tratamento medicamentoso para outra, por meio das vias respiratórias: Tosse, espirro e secreções nasais, muito frequente na convivência familiar. Seus sinais e sintomas podem aparecer com manhas esbranquiçadas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo que geralmente  iniciam com sensação de queimação, formigamento e evoluem para diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e sensação de queimação, formigamento e evoluem para a diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato e até a dormência. Os Casos mais graves podem apresentar inchaços, febre, dor nas juntas, entupimento, sangramento, feridas e ressecamento do nariz.(divep.hanseniase@saude.ba.gov.br)
 Para Denieire Santiago,  enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, esses momentos são importantes e necessários e a cada mês as unidades de Saúde do município estarão voltando os trabalhos a um tema específico e que preocupa ou alerta aos cuidados da Saúde na população, e a Hanseniase  foi o primeiro a ser trabalhado por já existir dentro do município 03 casos confirmados, o que deixa um sinal de alerta para todos que trabalham na prevenção.
Durante a realização dos exames, feito pelo médico da unidade, os pacientes contaram com a sala de espera onde puderam ouvir e tirar as suas dúvidas sobre o tema abordado.
Por Cida Carneiro/ Ichu Notícias/ Rádio Independente FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário