terça-feira, 22 de setembro de 2015

ICHU-Equipe de Saúde promove atividade no dia Nacional da luta das pessoas com deficiência


O dia 21 de Setembro foi marcado em todo o pais pela luta das pessoas com deficiência. Em Ichu, não foi diferente. O Ambulatório de Fisioterapia promoveu durante todo o dia, atividades reflexivas para os indivíduos  que estão inseridos mesmo que indiretamente nesse contexto.


"O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social."(www.drsandro.org).

No período da manhã,  estiveram presentes na atividade, a coordenadora da atenção Básica Denieire Santiago, a Fisioterapeuta Caroline Moreira, o Educador Físico Moysés e a Assistente Social Sintia Naiala, onde na oportunidade foram partilhadas algumas vivências, orientações de como tratá-la, atividades físicas que podem ser realizadas por eles.

No período da tarde, fizeram-se presentes a Psicóloga da Unidade de Saúde Ayara Carneiro, que promoveu um momento único de reflexão, a Assistente Social Damares Oliveira, falando dos direitos do grupo em questão e a Nutricionista Diana Santiago que deu a sua contribuição com orientações alimentares, complementando para o sucesso do momento partilhado, já que era perceptível o entusiasmo do público presente. 

Para Ayala, psicóloga, a dinâmica aplicada, facilita a percepção das emoções, sentimentos atuais e planejamento de planos futuros, possibilitando uma reflexão sobre o enfrentamento de condições  adversas e limitações que possam surgir em nosso percurso. "Todos nós somos limitados em algo. o que nos diferencia é a capacidade de compreender tais limitações e ressignificar a vida dentro das possibilidades atuais"-finalizou Ayara. 

Por Cida Carneiro/Ichu Notícias/Rádio Independente FM  com informações e fotos de Caroline Moreira e Ayara Carneiro
Veja todas as imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário