quarta-feira, 13 de abril de 2016

ICHU-Equipe de Saúde recebe capacitação do programa Pare de Fumar


Aconteceu na última terça feira, 12 de Abril de 2016, uma capacitação referente ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que será aderido pela equipe de Saúde de Ichu ainda nesse primeiro semestre.

O treinamento ministrado pelo Farmacêutico Carlos Eduardo Cordeiro, contou com a participação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Enfermeiras, médicos,  NASF
( Núcleo de Apoio a Saúde da Família), e foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde.

"O Programa que será implantado no Município, tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, seguindo um modelo no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, associadas às medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco. 

É importante destacar que ao ingressar no programa de tratamento do tabagismo as gestões de diversas instâncias assumem o compromisso de organização e implantação das ações para o cuidado da pessoa tabagista. O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva. Para que seja feita a programação para aquisição dos medicamentos, o INCA, deverá receber das coordenações estaduais de Controle do Tabagismo, do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS), as informações necessárias para realização do tratamento e que irão subsidiar o quantitativo de compra de medicamentos. No caso do DAB as informações são referentes às unidades básicas de saúde que para tratar tabagistas aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Após o recebimento desses dados, o INCA compilará as informações e as encaminhará ao Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS), para realizar a programação de aquisição dos medicamentos e posterior envio aos diversos estados e municípios do País. Vale salientar que as orientações do PNCT estão de acordo com as principais diretrizes internacionais relacionadas ao tratamento do tabagismo. Dessa forma, o SUS oferece ao fumante brasileiro que deseje parar de fumar um tratamento adequado, com metodologia embasada em evidências científicas" (http://www2.inca.gov.br)

Por Cida Carneiro/Ichu Notícias/Rádio Independente FM- Fotos: Normeide Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário