quarta-feira, 20 de abril de 2022

ICHU-Com o tema Saúde, Educação e Família iniciou-se o segundo ciclo do PSE nas escolas municipais

 


O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A intersetorialidade das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. (https://aps.saude.gov.br/ape/pse).


Com esse objetivo foi realizado na última terça feira,  19 de abril de 2022 o primeiro encontro do segundo ciclo voltado ao Programa na Escola Municipal Marcolino Santana Lima.


Os profissionais trabalharam a Saúde mental e educação: Desafios e possibilidades. tempos difíceis ensinam lições valiosas.


Leonan Castro destacou a importância desse momento,focando  no Papel da Escola saúde e família: educação com sensibilidade, diálogo e acolhimento. Sinais e sintomas: medo, ansiedade, nervosismo, inquietação, agitação, tensão, preocupação, depressão e violências, desempenho dos múltiplos papéis dos educadores Uma família saudável gera filhos realizados.


José Carlos, diretor da escola reforçou que todos devem assumir esse compromisso enquanto educadores, família, escola, sociedade para assim construir pessoas melhores, amadurecidas, conscientes dos seus direitos e deveres pois somos nós os responsáveis pela educação dos nossos filhos. "Esse compromisso nosso é de fundamental importância para que tenhamos uma sociedade melhor, mais humanitária, participativa"-Finalizou.


A equipe multidisciplinar trabalhou a importância do auto-cuidado com os pais pois são os principais responsáveis pelos filhos.


Foi realizado um momento de meditação e relaxamento  com as Práticas Integrativas e complementares no SUS. 

Por Cida Carneiro

CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário