quinta-feira, 30 de março de 2023

ICHU-Agita Ichu tem participação de ACS e ACE. Prevenção e manejo de quedas de idosos foi o tema trabalhado.

 


Foi realizado na última terça feira, 28 de março de 2023, mais um dia do projeto Agita Ichu,  idealizado pelos profissionais de saúde que incentiva a prática de atividades físicas, visando enfatizar  a saúde e qualidade de vida com foco no bem-estar físico, mental e emocional.


O encontro foi marcado pela participação dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACEs (Agente de Combate às Endemias) que trouxe como tema do dia a prevenção e manejo de quedas de idosos com o objetivo de reduzir a ocorrência de queda desse público.


"As quedas costumam estar mais presente em dois momentos da vida —quando aprendemos a caminhar e quando somos idosos. No início, estamos aprendendo a controlar nossos movimentos, experimentando. Já para quem ultrapassou os 60 anos, idade que é considerada, no Brasil, o divisor de águas para a popularmente chamada "terceira idade". 
Contudo, especialistas afirmam que é possível evitar quadros de queda através da prevenção, de ferramentas que auxiliam a segurança do idoso e de alguns cuidados  periódicos.Os idosos caem por vários motivos, mas os principais são a fraqueza da musculatura, a perda de sensibilidade por distúrbio neurológico —como consequência de doenças crônicas, por exemplo—, a diminuição da qualidade da visão e da audição ou até mesmo o efeito colateral de alguns remédios. A queda é mais perigosa com o avanço da idade, se comparado a acidentes envolvendo pessoas jovens, pelo fato de acarretar maiores complicações. O idoso normalmente já tem alguma perda de massa óssea, o que facilita fraturas, por exemplo.
xames periódicos de visão são importantes para minimizar o risco de queda na terceira idade. Outro ponto é realizar atividade de fortalecimento muscular, como a musculação ou pilates, e atividade aeróbica de baixo impacto"-(https://www.uol.com.br/vivabem/noticias)


Foi realizado alem da palestra e atividades físicas, práticas integrativas e complementares PICs com a aplicação da auriculoterapia.

Por Cida Carneiro/Fotos: Normeide Lima
CONFIRA OUTRAS IMAGENS:





















Nenhum comentário:

Postar um comentário