quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Terapeuta holística ichuense realiza PICs em escola estadual de Serrinha-Ba



Na última quarta feira, 23 de agosto de 2023, a terapeuta holistica Iran Santiago, lotada na Secretaria Municipal de Saúde de Ichu Bahia, foi convidada a participar de uma atividade com os estudantes do CETEP Sisal (Centro Territorial de Educação Profissional) com o objetivo de trabalhar a importância das práticas que auxiliam no desenvolvimento pessoal  voltada às Práticas Integrativas e Complementares no SUS. 
 


O convite se deu através da professora Margarida, que, conhecendo a riqueza do trabalho de Iran, percebeu u a necessidade de levá-la a trabalhar com esses .  Foi realizada técnicas de bioenergética e Constelação Familiar vistos como recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.  


As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).  

Entendendo um pouco sobre essas práticas segundo o Ministério da Saúde:  

Bioenergética: Visão diagnóstica que, aliada a uma compreensão etiológica do sofrimento/adoecimento, adota a psicoterapia corporal e os exercícios terapêuticos em grupos, por exemplo, os movimentos sincronizados com a respiração. A bioenergética, também conhecido como análise bioenergética, trabalha o conteúdo emocional por meio da verbalização, da educação corporal e da respiração, utilizando exercícios direcionados a liberar as tensões do corpo e facilitar a expressão dos sentimentos.  

A Constelação Familiar ou Constelação Sistêmica é uma técnica desenvolvida por um alemão [Bert Hellinger] e que se baseia em abordar como a história e as relações familiares influenciam as emoções e padrões de comportamento das pessoas. Ela se difundiu pelo mundo e sua eficácia é reconhecida no campo da saúde mental e até na área judiciária, onde ela é usada como estratégia para a solução de conflitos. A terapia foi incorporada ao rol das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do SUS.   

Para Iran Santiago, a vida ganhou um olhar muito além do viver para pagar contas. Precisa ter sabor, sentido, alma e propósito. A busca pelas terapias complementares,  trouxe para muitos  uma reconexão com uma dimensão interior mais profunda e verdadeira que vem mostrando que vale a pena viver e que a vida pode ser mais leve e com propósito. Isso tem trazido vontade de curar, de se curar, e de plenitude.  

Por Cida Carneiro com informações do MS/Fotos: Iran Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário