sábado, 6 de julho de 2013

Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a SESAB e o HCOE está realizando o Mutirão contra o Glaucoma


Glaucoma 
Durante este final de semana  está em Ichu uma equipe formada por profissionais do HCOE Hospital de Olhos de Feira de Santana que através da parceria com a SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) está realizando o Mutirão contra o Glaucoma.
SAM_6210 
Moradores de Ichu e outros municípios da região como Candeal, Coité, São Domingos e Riachão do Jacuípe com idade a partir de 35 anos  estão tendo a oportunidade de realizarem gratuitamente o exame com o objetivo de detectar a doença, embora,  exista a prioridade para aqueles que possuam histórico de Glaucoma na família.
Esta importante atividade está acontecendo no Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira e para que ela fosse viabilizada contou com grande empenho de toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde liderada pelo Secretário Evânio Cordeiro, que se mobilizou para oferecer a logística exigida.
SAM_6216 
Após realizarem o preenchimento da ficha os pacientes são encaminhados para os consultórios que foram montados em várias salas, onde são avaliados em equipamentos modernos que detectam rapidamente qualquer alteração.
Durante as consultas acontece a triagem dos pacientes e, nos casos onde a doença for detectada, são tomadas as providências para que eles recebam gratuitamente o colírio para o tratamento.
De acordo com prepostos da Secretaria Municipal de Saúde a expectativa é que até amanhã cerca de 3 mil pessoas sejam atendidas.



O Glaucoma é uma das principais causas de cegueira no Brasil e no mundo.
Na verdade é uma neuropatia óptica que tem como principal fator de risco a pressão alta do olho”, explica Igor Carvalho Queiroz, que alerta ainda: “Essa é uma doença assintomática, ou seja, o portador não sente alteração na visão ou qualquer tipo de incômodo no inicio. Em seu estágio avançado, o Glaucoma pode causar cegueira, por isso a prevenção é tão importante”.
Por: André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário