quarta-feira, 19 de junho de 2013

ICHU-Realizado III momento da Oficina:Linha de Cuidado Materno infantil e Confraternização Junina

Aconteceu no ultimo dia 19 de junho de 2013,mais uma etapa da oficina Linha de cuidado Materno Infantil na Secretaria Municipal de Saúde do município de Ichu.
O encontro começou com a exibição do Vídeo SUS que dá certo,onde mostra o trabalho diferenciado do hospital em BH Sofia Feldman, um belo exemplo de como não só a saúde pública, mas também a saúde em geral, pode ser bem diferente.Foi a partir da experiencia obtida nesse hospital que se começou a pensar num olhar diferenciado sobre Saúde Pública.
Para Deniere, coordenadora da Oficina,Construir com uma saúde pública diferenciada,é uma construção que não acontece da noite para o dia, é um sonho muito distante mas é preciso sonhar .Não adianta se montar um espaço se não há amor, pois a diferença não está no espaço físico, na estrutura que o Hospital ou a unidade de saúde tem, mas nos profissionais que ali atuam.

O que se percebe hoje em dia é que os locais onde se faz partos estão deixando de realizá-los naturalmente para fazer mecanizados. A gestante precisa sentir o encantamento de ser mãe e isso inclui a dor do parto, e  também precisa sentir  confiança do profissional que está ali do seu lado.
Após o estudo do filme, os participantes foram divididos por Unidades de saúde onde elaboram um esquema de como é feita a linha de cuidado Materno Infantil em cada PSF, sinalizando as dificuldades encontradas e uma forma que ela possa ser resolvida.
Ao final da oficina toda a equipe de saúde foi convidada a particpar do forró animado por seu Zé de Zequinha e convidados, onde puderam participar de uma quadrilha improvisada, se deliciar com as comidas e bebidas típicas e dançar o tradicional forró Pé de Serra.
 Texto:Cida Carneiro/ fotos: Cida Carneiro e Iranett Santiago
Confira as Fotos:








UNIDADE DE SAÚDE HELENA SANTIAGO

UNIDADE DE SAÚDE RITA MEIRE ( POV. DE BARRA)


UNIDADE DE SAÚDE AURELIANO EVARISTO (POV. DE LICURÍ)







































































Doutora Diva,mostrando seus dotes artísticos


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário