quinta-feira, 13 de junho de 2013

Ichu: Realizado II momento da Oficina:Linha de Cuidado Materno Infantil

Aconteceu hoje, dia 13 de Junho mais um momento da Oficina  Linha de Cuidado Materno Infantil coordenado pela Enfermeira Deniere.

O encontro se deu na Secretaria de Saúde do Município e teve a participação dos Agentes comunitários de Saúde e Enfermeiras das Unidades.
 
A enfermeira Deniere falou da importância dos profissionais de acolher as pessoas que procuram a unidade de saúde já que é o passo fundamental para que o trabalho seja bem realizado. Quanto as gestantes é preciso um trabalho de conscientização para o aleitamento materno e que muitas vezes a modernidade vem atrapalhando esse processo.



É preciso informar sempre que O leite materno é completo. Isso significa que até os 6 meses o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite) e muitas das vezes em consultas com as mães se ouve muito dizer que “o leite não é suficiente para sustentar o bebê” e por esse motivo introduzem um outro tipo de alimento.Vamos sim trabalhar ainda mais para erradicar esse pensamento.


Dando sequencia aos trabalhos, as equipes do PSF de Ichu (Helena Santiago), Barra e Licuri apresentaram o Histórico de suas areas apontando os Crescimentos, aspectos positivos e negativos encontrados durante toda a história onde os profissionais conseguiram perceber os avanços que tem alcançado durante todo esse período, e que apesar de ainda faltar muita coisa pra ser feita, Ichu consegue se destacar dentre outras cidades da Bahia graças as pessoas que se dedicam a trabalhar com amor a cada dia.
Equipe de Barra
Equipe de Licuri
 
Equipe do Helena Santiago
No período da tarde houve o estudo do que realmente é um acolhimento com o objetivo de promover uma reflexão como modelo resolutivo para a organização da rede de serviços de saúde, com foco na Linha de cuidado Materno Infantil onde foi feita uma avaliação sobre as atividades desenvolvidas.
 
Ao final do encontro a Equipe trouxe uma deliciosa torta para comemorar o aniversário surpresa da Enfermeira Adriana que atualmente assume os trabalhos no PSF da comunidade de Barra.Adriana se mostrou agraciada e feliz por fazer parte de uma equipe tão dedicada e acolhedora. Disse que ja se sente filha da terra e que  passou por outras cidades, mas Ichu é especial ja que em tão pouco tempo foi acolhida e apoiada divinamente bem agradecendo a Deus e em especial a enfermeira Deniere por acreditar no seu trabalho.
Eu já passei por muitos lugares, convivi com várias pessoas,porém as que conheço a tão pouco tempo se mostraram mais dóceis e me fortaleceram de uma forma que não dá mais para deixar essa terra, meu cordão umbilical pertence a Ichu”Completou chorando, Adriana.

 O próximo encontro acontecerá no dia  19 de Junho de 2013.
Por Cida Carneiro
Confira as fotos:



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário