sábado, 17 de agosto de 2013

Agentes Comunitários de Saúde de Ichu participam de mobilização em prol da luta pelo Piso Salarial em Brasilia


Aconteceu nos dias 13 e 14 de Agosto de 2013, uma mobilização liderada pela CONACS (Confederação Nacional dos Agentes de Saúde) reunindo cerca de 6.000 (Seis mil) pessoas entre agentes de Saúde e de Endemias de todo o Brasil onde junto reivindicaram a colocação em pauta da aprovação do PL 7495/2006 que fixa o piso nacional da categoria. A Comissão propõe também à construção de um fundo onde o Governo Federal repasse o equivalente ao piso salarial para o pagamento onde as prefeituras não precisem mais repassar esses valores, mas o próprio ministério.

Durante as manifestações, os participantes visitaram os gabinetes dos deputados referentes aos seus estados, em busca de um apoio nessa mobilização que após muito apelo conseguiram se dirigir até o auditório Nereu Ramos da Câmara Federal que ficou superlotado de agentes que definiram só sair do Congresso após votação da Emenda Constitucional 63 que regulamenta a profissão. O Presidente do Congresso, Henrique Alves, assumiu o compromisso de permitir a entrada dos Agentes de Saúde no plenário da Câmara Federal, no dia (14/08) a partir das 14h - horário da ordem do dia - na condição dos Agentes de Saúde esvaziar o plenário na noite de (13/08).

Na Quarta feira dia 14, o movimento no congresso nacional começou logo cedo com o objetivo de alcançar o desejado. Apenas representantes de lideranças dos estados conseguiram entrar no local e depois de muito insistirem foi aberto o espaço a todos para que pudessem presenciar de perto as negociações. Aproveitando a presença do ministro da Saúde Alexandre Padilha que estava participando de uma audiência onde explicava sobre o programa Mais médico, no plenário a categoria tomou todas as entradas do local impedindo a saída do Ministro até que  ouvisse o apelo de todos os ACS/ACE e assim avançasse nas negociações.
O ministro da Saúde, Padilha ouviu as lideranças de cada estado em companhia da Advogada da categoria doutora Elaine e junto com o presidente da Câmara Henrique Alves explicou que por enquanto o projeto de lei que regulamenta o piso não pôde ser incluído na pauta da última quarta feira dia 14, já que está trancada por projetos com urgência constitucional vencida, o que impede a análise de outros projetos, agendando então para o próximo dia 03 de Setembro do corrente ano.





Assim foi encerrada a mobilização ficando agendada mais uma mobilização para o dia 03 de setembro, onde todas as caravanas devem se  reunir novamente em Brasília na busca do objetivo a ser alcançado.
Ao final doutora Elaine parabenizou a categoria por esse fortalecimento que vem crescendo a cada dia pedindo a todos que não se sintam derrotados por não ter conseguido ainda dessa vez,já que todos fizeram o que podia,chegaram aonde foi possível  e pediu que todos possam vir preparados para a votação do dia 03 na câmara dos deputados a noite e votado , dia 04 será votada pelo senado,e no dia 05 estaremos indo de mãos dadas entregar essa aprovação a presidente Dilma, portanto agora é acreditar pois eu acredito, Complementou Elaine.
Lembrando que "No Brasil existe mais de 252 mil Agentes de Saúde e 52 mil Agentes de Endemias, que desenvolvem um trabalho de fundamental importância no nosso País. Atendem mais de 163 milhões de brasileiros. Graças a esses profissionais, que fazem um trabalho preventivo em cada domicilio muitos problemas nem chegam aos postos de saúde e hospitais brasileiros” (http://www.dihitt.com).
 Texto e fotos por Cida Carneiro.
Confira outras imagens: 





































































































































Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúdeloja virtual
Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúdeloja virtual
CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúdeloja virtual
CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúdeloja virtual
CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúdeloja virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário