quinta-feira, 12 de junho de 2014

ICHU- Saúde, Equidade e Participação Social foi o tema do último encontro de Educação Popular em Saúde

Com o objetivo de conhecer algumas especialidades culturais e históricas de organização e mobilização popular para enfrentamento das desigualdades sociais e implicações na Saúde promovendo o diálogo sobre a prática profissional e efetivação das políticas de Educação Popular é que os Agentes comunitários de Saúde de Ichu bem como de diversas cidades Baianas participaram do IV e último encontro presencial do Curso de Educação  Popular em Saúde, realizado na UEFS em Feira de Santana Bahia.
O curso que se dividiu em 04 momentos presenciais procurou fortalecer a concepção do trabalho em equipe e instigar a diversidade de categorias profissionais a serem protagonistas do SUS na Atenção Básica, configurando-se num caminho onde se contribuiu com metodologias, tecnologias e saberes para a constituição de novos sentidos e práticas no âmbito do SUS com orientações sobre as novas posturas no cuidado, na gestão, na formação e na participação social em saúde.


Máscaras confeccionadas pelos Meninos de Tia Lau
Neste último encontro, os ACS de Ichu levaram um pouco da cultura local que por sua vez, encheu os olhos dos participantes com a apresentação da lavagem cultural da Igreja deste município.
 O concurso de máscaras e alegorias despertou curiosidades a todos os presentes que ficaram maravilhados com toda a criatividade que o povo Ichuense carrega. 

A Cidade de tanquinho- Bahia levou o grupo de Samba de Roda, Bom Sucesso que traz um repertório encantador dentro dos seus componentes  carregando de crianças a Idosos mostrando que a cultura não deve nem pode morrer. 
Para um dos componntes do grupo, está faltando valorização dessa cultura, e que é preciso icentivo dos orgãos públicos para que esta tradição possa continuar viva e forte por todos.
Durante as apresentações, a Rádio Comunitária Independente FM de Ichu através da comunicadora Cida Carneiro trouxe flashes ao vivo para toda a comunidade Ichuense e para os ouvintes internautas dentro do programa Sintonia Independente da Comunicadora Lécia Sena.
 Iracema Bandeira que é uma das mediadoras do Curso, falou para a nossa equipe da satisfação em estar participando de um momento tão único como esse. Para ela que trabalha há 20 anos dentro da Saúde coletiva, nunca viu tanta cultura, tanta beleza trazida pelos ACS em tão pouco momento. Agradeceu a todos pela construção e partilha de Saberes e desejou outros momentos onde se torne viva e acesa as chamas da cultura e sabedoria popular dentro do trabalho diário de cada Agente.
Por Cida Carneiro/ Ichu Notícias/ Rádio Independente FM 
Confira outras Imagens: 

















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário