quinta-feira, 21 de maio de 2015

ICHU- Planejamento Familiar foi o tema do 3º encontro com o Grupo de Mulheres do Bairro Cortiço

O Grupo de Mulheres do Bairro Cortiço está ativo há quase dois anos e quinzenalmente vem acontecendo atividades com temas voltados à realidade da população.
Na última quarta feira, (22 de maio)  a atividade desenvolvida para as mulheres trouxe um tema muito importante o que deixou as participantes satisfeitas com o encontro. 

Planejamento Familiar foi o assunto do dia,  refletido pela enfermeira e coordenadora da Atenção básica do Município de Ichu, Denieire Santiago que em sua fala expressou a importância de se planejar para se obter melhor êxito em tudo o que se faz.

"O planeamento familiar é uma forma de assegurar que as pessoas têm acesso a informação, a métodos de contracepção eficazes e seguros, a serviços de saúde que contribuem para a vivência da sexualidade de forma segura e saudável. A prática do planeamento familiar permite que homens e mulheres decidam se e quando querem ter filhos, assim como programem a  gravidez e o parto nas condições mais adequadas".-(portal da saude).
Para Denieire, se as pessoas fizerem esse acompanhamento, tudo fica mais fácil e se pode evitar grandes problemas como uma gravidez indesejada dentre outras coisas.
Durante a palestra a enfermeira trouxe os métodos anticoncepcionais, suas vantagens, desvantagens, deixando claro que nenhum método é cem por cento eficaz, mas é o indicado para evitar uma possível gravidez indesejada, como também lembrou que o uso do preservativo ainda é o único método que evita grandes Doenças Sexualmente Transmissíveis, (DSTs). Esclareceu dúvidas sobre a forma como o corpo se desenvolve e o modo como funciona em relação à sexualidade e à reprodução, tendo em conta a idade da mulher;

Sobre os métodos disponíveis na unidade Básica de Saúde, hoje é possível encontrar métodos orais, injetáveis além de ser feita a inserção do DIU, a realização de exames preventivos como também a colposcopia  chamado por muitos de Preventivo completo que é um exame que serve para examinar o trato genital inferior, isto é, a vulva, a vagina e, sobretudo, o colo do útero. Ela é usada principalmente para detectar precocemente o câncer do colo do útero e permite, por meio de um colposcópio (aparelho semelhante a um microscópio), visualizar diretamente as estruturas examinadas. A realização deste exame é feita no caso de na realização do preventivo seja identificado algo anormal, o que neste momento é sinalizado pela enfermeira á ginecologista que fará esse procedimento como outros dentro da própria unidade de Saúde da Família.

Sobre a marcação do Preventivo, Deni lembrou que basta comparecer ao posto de Saúde com cópia de RG, Cartão do SUS e comprovante de residência.
 Por Cida Carneiro/Ichu Notícias/Rádio Independente FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário