quinta-feira, 1 de outubro de 2015

ICHU-Saúde Física, Mental e Alimentar foi o tema do Grupo de Mulheres do Bairro Cortiço

O grupo de Mulheres, composto por mulheres do Bairro Cortiço e adjacencias, tem  encontros quinzenais, é coordenado pela Assistente Social do CRAS (Centro de Referência em assistência Social) Sintia Naiala, pela equipe de Saúde da Família Helena Santiago através dos Agentes Comunitários de Saúde e conta com a participação dos profissionais que compõem a unidade.
Na última quarta feira, 30 de Setembro, as mulheres receberam a equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) Francisco Moysés Educador Físico, Diana Nutricionista e Ayara Carneiro Psicóloga que trouxeram para o grupo, os cuidados com o corpo e a mente através de atividades físicas, alimentação saudável e fortalecimento de vínculos.
Os ACS (Agentes comunitários de Saúde) Adelídia, Cida, Dinalva e Silvaneide deram as boas vindas aos profissionais convidados, falaram dos informes da Unidade Helena Santiago como também do Outubro Rosa, que é o mês dedicado à saúde da Mulher.

Moysés iniciou a atividade convidando todos os participantes a fazer um alongamento como forma de despertar o corpo para as tarefas a serem realizadas. Para Moysés, a falta de atividade física causa grandes males à saúde. Atitudes simples fazem toda a diferença e caminhar é uma delas. Moysés destacou que é satisfatório saber que o  trabalho que cada um realiza pode mudar a vida das pessoas e trouxe dicas simples e fáceis de serem praticadas por todos até mesmo em casa.

Diana Nutricionista falou dos males causados pela alimentação que vem aumentando através de problemas como obesidade, hipertensão e diabetes. segundo ela, toda atividade física deve ser acompanhada de alguma alimentação e lembrou que comer uma fruta é essencial antes da realização de qualquer atividade até mesmo de uma caminhada. Comer 3 vezes ao dia e lanchar nos intervalos, dando uma sequencia de seis refeições diárias é fundamental para manter uma saúde com qualidade, trazendo para o prato qualidade naquilo que é ingerido e não quantidade. "O nosso objetivo é o cuidado, a prevenção e não o tratamento. Queremos ter pessoas com qualidade de vida sempre" - finalizou.

Ayara Carneiro, Psicóloga convidou as mulheres a fazer atividades em conjunto, em equipe porque ajuda a fortalecer vínculos, laços entre pessoas elevando a auto estima. Para ela, as pessoas estão num ritmo de vida tão agitado que não se para mais para conversar, trocar experiências, dar boas risadas. A atividade física faz bem para e corpo e melhor ainda para a mente. "Nada é mais saudável para a vida que manter o corpo e mente bem".completou Ayara

Ao final do encontro, as mulheres agradeceram aos profissionais pelo momento propiciado a elas e desejou um feliz aniversário à Psicóloga Ayara Carneiro.
Por Cida Carneiro/Ichu Notícias/Rádio Independente FM- Fotos: Silvaneide Silva
CONFIRA TODAS AS FOTOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário