quinta-feira, 1 de novembro de 2018

ICHU-Profissionais de Saúde participam de capacitação sobre Hanseníase em Salvador-Ba

 
A Secretaria Municipal de Saúde de Ichu Bahia, participou nos dias 30 e 31 de outubro de 2018, de uma capacitação sobre Hanseníase na Capital Baiana Salvador.


A enfermeira Adriana Mota e o Médico Silvanio da Rocha  estiveram presentes nesses dois dias  com o objetivo de ampliar os saberes para assim desenvolver melhor as suas funções dentro da equipe de saúde juntamente com os demais profissionais já que de acordo com o ministério da Saúde, o município de Ichu conta com um número grande de pessoas com a doença e precisa de uma atenção maior ao assunto.

"A hanseníase, conhecida também como Lepra, é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae.A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.
 A bactéria responsável por ocasionar a hanseníase costuma evoluir lentamente e pode levar até 20 anos para desenvolver sinais da infecção".A suspeição da doença é feita pela equipe de saúde e pelo próprio paciente. O diagnóstico é feito pelo médico e envolve a avaliação clínica dermatoneurológica do paciente, por meio de testes de sensibilidade, palpação de nervos, avaliação da força motora etc. Se necessário, será feita a baciloscopia, que corresponde à coleta da serosidade cutânea, colhida em orelhas, cotovelos e da lesão de pele, e ainda pode ser realizada biópsia da lesão ou de uma área suspeita.(www.minhavida.com.br)
Nos dois dias foram discutidos a história da doença, Transmissão, tipos, causas, Fatores de riscos, diagnósticos, Sinais e sintomas, Tratamento Possíveis complicações e prevenção.
Por Cida Carneiro com informações e fotos de Adriana Mota/Enfermeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário