sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

ICHU- Secretário de Saúde segue a semana com várias reuniões importantes para o município


O Secretário de Saúde Edcarlos Silva esteve presente em reuniões importantes visando uma melhor administração à pasta em que lhe foi designado o dever de coordenar.

Na segunda feira, 21 de Janeiro de 2019, Edcarlos participou de uma reunião extraordinária da Cib na Upb  pra homologação da PPI (Programação pactuada e integrada) depois de 9 anos de muita luta. Este é um processo instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, onde em consonância com o processo de planejamento são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde. Tem por objetivo organizar a rede de serviços, dando transparência aos fluxos estabelecidos e definir, a partir de critério e parâmetros pactuados, os limites financeiros destinados à assistência da população própria e das referências recebidas de outros municípios.  
 
Na terça feira, 22 de Janeiro, o encontro aconteceu em Feira de Santana e contou com a participação da CIR (Comissão Intergestor Regional). O Objetivo foi  solicitar o credenciamento de mais um ACS ( Agente Comunitário de Saúde) dentro do orçamento do ministério da Saúde para o município de Ichu Bahia já que o teto passou de 15 para 16 agentes.  a Solicitação foi aceita e deve aguardar a próxima reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) pra aprovação bem como aguardar os trâmites legais.

Edcarlos avaliou esse momento como rico e produtivo já que o ministério da Saúde custeia os valores salariais de 15 ACS quando no município tem 18. Com o aumento do teto de 15 para 16 agentes de Saúde, a gestão veio solicitar a inclusão de mais um no repasse federal amenizando as despesas municipais.
Na quarta feira, 23 de Janeiro de 2019, Edcarlos visitou a SESAB (Secretaria de Saúde da Bahia)  para sanar as dúvidas existentes com intuído de aprender a utilizar melhor os recursos financeiros que o município recebe, onde foi muito bem recebido pelos profissionais que lá atuam.

Na quinta feira, 24 de Janeiro, o secretário participou de uma capacitação em licitações e contratos administrativos na sede da UPB (União dos Municípios da Bahia) que fica localizada no Centro Administrativo da Bahia em Salvador.
Por Cida Carneiro com informações e Fotos de Edcarlos Silva-Secretário Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário