quarta-feira, 25 de setembro de 2019

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE


Boa noite a todos e a todas, gostaria de informar a este conselho através deste meio de comunicação e posteriormente o farei através de ofício que:

No que se refere a denuncia feita nesta noite do dia 24/09/2019 pela Vereadora Sra Celidalva quando a mesma relata um fato ocorrido no dia anterior alegando ter chegado a unidade hospitalar deste município um paciente com dedos decepados ao qual segundo a vereadora teria sido negado um veículo pra que o mesmo fosse transferido para Feira de Santana. De acordo com a denuncia o paciente foi informado pelos profissionais ali de plantão que a transferência só poderia ser realizada com autorização do chefe de transporte e como não conseguiam falar com o mesmo, o paciente teria retornado para casa da mesma maneira que chegou, ou seja, sem atendimento.

Conforme apuração feita pelo secretário da saúde Edcarlos Silva constatou-se nas oitivas colhidas tanto do motorista que estava de plantão "Regivan" quanto das técnicas de enfermagem "Gilberla e Luciana" que no momento em que o paciente chegou a unidade foram prestados os primeiros socorros cumprindo com todos os procedimentos possíveis e disponíveis no momento. O secretário foi informado que foi feito o encaminhamento por parte das técnicas para a avaliação do médico plantonista daquele dia na unidade o qual constatou que não havia aparentemente nada de tão grave, no entanto orientou que as técnicas fizesse a limpeza e curativo e que seria necessário encaminhar a Feira de Santana por não ter suporte suficiente no município. No memento a ambulância está em serviço pois teria ido levar um paciente na comunidade de Boqueirão, os acompanhantes e patentes questionaram se não teria um outros veiculo e foi informado que outro veículo não seria viável pois emergência só poderia ser feita na ambulância e que pra fazer em outro carro teria que pedir permissão ao chefe de transporte.

 Ainda de acordo com os profissionais ali presentes orientou os paciente a retornar a sua residência depois de feito curativo, que pegasse seus documentos e retornasse que ambulância já estaria chegando e assim procedeu, ao retornar a unidade o transporte já havia chegado e assim o conduziu até Feira de Santana. O plantonista avisou que não poderia esperar o atendimento pois precisava retornar ao município caso tivesse outra ocorrência estaria la para prestar socorro e que ao terminar poderia fazer contato novamente para buscá-lo e assim ocorreu todo processo. 

Diante disso gostaria de repudiar a maneira que a Vereadora tratou o assunto sem antes procurar informações, denegrindo assim a gestão e os profissionais que ali estavam dando sempre o seu melhor.

Eu Edcarlos Silva bem como os profissionais envolvidos nos episódio estamos a disposição deste de toda população para maiores esclarecimentos.

Vale registrar também que até o momento não temos registro de insatisfação ou  reclamações por parte do paciente ou acompanhantes.
Atenciosamente: Edcarlos Silva Secretário Municipal de Saúde de Ichu-Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário