quarta-feira, 23 de novembro de 2022

ICHU- Iniciado o retorno do grupo Pare de Fumar pela SMS



Deu-se início na última terça feira, 22 de novembro de 2022, pela Secretaria Municipal de Saúde de Ichu-Bahia, o retorno do grupo de tabagista, através do Ministério da Saude desenvolvido com base nas diretrizes do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas que deve ser utilizado pelas Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.


Participaram do primeiro momento a equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) com as Nutricionistas - Valdene e Karoline  e a Assistente Social - Adriana.


No momento inicial de roda de conversa com apresentação ( nome, tempo de fuma e o porque do desejo de deixar de fumar, período que parou e retornou, fatores para o uso e consequências do uso abusivo do tabaco, perspectivas do futuro e desafios a serem superados)

Em seguida foi passada algumas orientações sobre o funcionamento do grupo e preenchimento de anamneses. 

ENTENDENDO O PROGRAMA:

 Atualmente, nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, as secretarias estaduais de saúde possuem coordenações do Programa de Controle do Tabagismo que, por sua vez, descentralizam as ações para seus respectivos municípios atuando de forma integrada. Assim, o tratamento de tabagismo no Brasil é desenvolvido com base nas diretrizes do PNCT que está sob a coordenação e gerenciamento da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco (Ditab), do INCA.

As ações educativas, legislativas e econômicas desenvolvidas no Brasil vêm gerando uma diminuição da aceitação social do tabagismo, fazendo com que um número cada vez maior de pessoas queira parar de fumar, evidenciando a importância de priorizar o tratamento do fumante como uma estratégia fundamental no controle do tabagismo.

Cabe destacar ainda que desde 2002, o Ministério da Saúde vem publicando e atualizando portarias que incluem o tratamento do tabagismo na rede SUS – tanto na atenção básica quanto na média e alta complexidade. Tais portarias definem formas de abordagem e tratamento do tabagismo, aprovam o plano para implantação, protocolo clínico e diretrizes terapêuticas, determinam a disponibilização pelo Ministério da Saúde aos municípios com unidades de saúde que realizam o tratamento para o tabagismo, dos materiais de apoio e medicamentos utilizados para esse fim, formas de adesão ao tratamento do tabagismo pelos municípios, além de definir o financiamento dos procedimentos a serem utilizados (INCA, 2019a, 2019b, 2019c, 2019d, 2019e; Brasil, 2020).

É importante destacar que ao ingressar no programa de tratamento do tabagismo as gestões das diferentes instâncias assumem o compromisso de organização e implantação das ações para o cuidado da pessoa tabagista. O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva.

Por Cida Carneiro com informações e fotos de Adriana-Assistente Social/FONTE: (https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/tratamento)

OUTRAS IMAGENS:









Nenhum comentário:

Postar um comentário