quarta-feira, 17 de maio de 2023

ICHU-Com o tema Humanização e cuidados com a gestante, SMS promove encontro de gestantes.

O período gestacional é cercado por muitas dúvidas para a gestante. É uma fase de adaptação, onde a família começa a preparar-se para recepcionar o novo membro. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Ichu-Bahia, deu início na última terça feira, 16 de maio de 2023, ao grupo de gestantes.

O encontro contou com Acolhimento, Escalda pé, pintura, aleitamento materno, Doula, fortalecimento do assoalho pélvico e brincadeiras.


Deisy Eliandra, coordenadora de Atenção Básica, falou da importância desses encontros para todos os envolvidos. Para ela,  o grupo é um lugar onde a futura mamãe consegue interagir com outras gestantes e com todos os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), servindo de espaço para orientação e esclarecimento de dúvidas.  


Iran Santiago, terapeuta holistica, trouxe a meditação  e a sua importância na rotina diária como  forma de passar por esse momento de forma mais tranquila. Segundo ela, durante a gestação, as alterações hormonais podem levar a alterações de humor, etc, e a meditação  ajuda as futuras mamães a lidar com essas mudanças, promovendo o relaxamento, aumentando a paz de espírito e permitindo uma maior conexão com o bebê.


Joice Natane, Deidymar Almeida e Osneide Lima, enfermeiros, e Valdene Dantas, nutricionista, trouxeram a importância do aleitamento maternojá que este é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Ele é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite e funciona como uma vacina*, pois é rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. É limpo, está sempre pronto e quentinho. A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.


Joana Freitas, educadora pré-natal facilitadora da amamentação e doula falou sobre a sua profissão dentro do período gestacional da mulher. A doula é uma profissional que tem como função acompanhar a gestante durante o período de gravidez, parto e período pós-parto, além de apoiar, encorajar, oferecer conforto e suporte emocional nestes momentos resgatando dentro de cada mãe a sua fortaleza, tornando-as protagonistas da vida delas.


Samile Elaine, profissional de Educação Física, trouxe alguns exercícios do assoalho pélvico tendo em vista a melhora da flexibilidade e do alongamento desses músculos ajudando a minimizar ou evitar lesões, como a laceração e a episiotomia, portanto estarão menos prejudicados ao final da gestação e do parto.


A realização dos encontros proporcionou para todos os participantes um intercâmbio de experiências e conhecimentos, aprimorando a forma de compreensão do processo da gestação. Através das diferentes informações trazidas por cada participante e suas diferentes vivências, enriquecemos o conteúdo do debate e transmitimos um pouco do conhecimento científico sobre o período gestacional/puerperal.

Por Cida Carneiro: 

Confira outras imagens: 


 



































Nenhum comentário:

Postar um comentário