sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

ICHU- Em sala de espera, nutricionista alerta para a importância da alimentação saudável na prevenção do câncer de próstata

 


Aconteceu na última quarta feira, 29 de novembro de 2023, mais uma ação voltada ao Novembro Azul no ponto satélite da Unidade Básica de Saúde Aureliano Evariston que fica localizado na APAE (Associação de pais e Amigos dos Excepcionais).  


O dia de atividades contou com a participação de Valdene Dantas, nutricionista,Deidymar - Enfermeiro, Tiago Boaventura, médico e demais profissionais da área de saúde.  


Foi trabalhado a prevenção e tratamento necessário para câncer de próstata, o que é o CA próstata, alimentos que inibe o aparecimento de agravos e a conscientização sobre a importância de sempre se procurar o serviço de saúde.  


"O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: • dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Sobres os Fatores de risco estão: Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;  raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; obesidade. .A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma".(https://bvsms.saude.gov.br/)


Segundo a nutricionista A Nutricionista Valdene, o corpo humano precisa de quantidades diárias de vitaminas, sais minerais e fibras para o bom funcionamento dos órgãos, o que inclui uma dieta rica em vegetais, frutas, legumes e grãos. O consumo de alimentos gordurosos leva a produção de substâncias mais agressivas às células do câncer de próstata, que passam a se multiplicar em maior velocidade, acometendo órgãos próximos e à distância, o que reduz a chance de cura.


“O homem, no modo geral, não se cuida. É comum que alguns homens tenham medo de descobrir doenças e não procurem serviços de saúde. Alguns, ainda, têm o pensamento de que ‘nunca vão adoecer’, por isso, não se preocupam em manter uma rotina saudável”, explica a nutricionista.

A prevenção e o tratamento são as únicas formas de garantir a cura do câncer de próstata. 

Vale destacar que foram realizados dezenas de coletas de PSA para os homens com faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

Por Cida Carneiro com informações e fotos de Valdene/Nutricionista

CONFIRA TODAS AS IMAGENS:















Nenhum comentário:

Postar um comentário