quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Ichu: Conselho Municipal de Saúde realiza a primeira reunião de 2021.


Na manhã desta quinta-feira, 21, aconteceu na sede do NASF, a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde fazendo parte do mandato 2019/2021 que prossegue até o mês de julho.

Um dos principais pontos da reunião foi a substituição de alguns membros do poder público que saíram da representatividade por conta da mudança de gestão municipal.

Após a apresentação dos novos conselheiros, o Presidente Adailton Conceição Carneiro solicitou que cada conselheiro também falasse da sua representativade. Durante a sua primeira fala, o atual Secretário Municipal de Saúde, José Adailton Carneiro Almeida, comunicou que só continuará à frente da pasta até o final deste mês, conforme já informado ao Prefeito José Gonzaga.

Prosseguindo com a reunião, o presidente Adailton, fez um balanço do que foi realizado durante o atual mandato do Conselho baseando-se no Plano de Ação, afirmando que alguns pontos não foram executados, citando da ausência de computador, HD e outros equipamentos para o bom andamento dos trabalhos.

O presidente e outros membros citaram a necessidade de serem disponibilizadas formações para conselheiros, sendo informado por Valdir Carneiro que representa as associações urbanas, que existe um recurso no orçamento para este fim, porém nunca foi utilizado.

Foi questionado ao atual Secretário de Saúde se ele já estava ciente dos valores em contas, principalmente relacionados a COVID-19, sendo explicado por ele que na tarde de hoje estará se dirigindo até a Caixa Econômica de Serrinha justamente para se inteirar dessa e outras situações, pois houve migração do Banco do Brasil.

Presente na reunião, a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Naylla Ramos, passou algumas situações da VIEP, explicando que em relação a vacina do Coronavírus a segunda dose do primeiro grupo vacinado está garantida pela SESAB, no entanto, não há informações de quando chegarão novas doses para outros grupos prioritários.

Naylla foi interrogada sobre a demora da divulgação do Boletim da Covid-19, sendo explicado por ela que depende muito da Secretaria do Estado, por conta da demanda, acaba atrasando o envio dos resultados, havendo assim por muitas vezes divergências nas informações, em relação ao Boletim divulgado pela VIEP.

A coordenadora se queixou ainda que há muito tempo tem se desdobrado para exercer várias funções, e que por isso algumas dificuldades para atualizações. Naylla disse que desde a gestão passada que cobrava a disponibilização de pessoas para lhe auxiliarem na VIEP, tendo sido nessa nova administração designada uma servidora o que aos poucos está aliviando os serviços.

Ouvindo atentamente as cobranças quanto ao boletim, a Coordenadora deverá planejar com sua equipe e a de comunicação, uma forma de divulgação diária e com mais detalhes em relação a COVID.

O Secretário José Adailton fez uma breve explanação a respeito da falta de medicamentos e insumos que já começa acontecer, mas informou que a equipe de Licitação da Prefeitura está priorizando esse setor visando a aquisição o mais rápido possível. Adailton citou ainda que houve um aumento absurdo nos preços desses materiais em relação a última compra realizada na gestão anterior.

O Coordenador da Equipe de Enfermagem do Hospital Municipal Sagrado Coração de Jesus, Heitor Santana, socializou a real situação da unidade, como também das Unidades Básicas de Saúde. Segundo Heitor, todas as equipes estão praticamente fomadas e atendendo com médicos, odontólogos, enfermeiras e técnicos, exceto a Unidade de Barra que está dependendo de uma profissional que foi aprovada em Concurso, e que tem até trinta dias para se apresentar.

Heitor expôs algumas modificações de logística que estão realizando gradativamente e que tem sido avaliadas como positivas. Ele ressalta que alguns pontos vão se organizando com o andamento dos trabalhos.

Outros assuntos foram discutidos pelos Conselheiros, várias sugestões apresentadas, bem como queixas sobre problemas que deverão ser analisadas pelos responsáveis da área para serem encontradas as soluções.

Redação do AL NOTÍCIAS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário