terça-feira, 26 de janeiro de 2021

ICHU- Em parceria com a SESAB, Secretaria Municipal de Saúde realizará rastreamento do Cancer de Mama




A Secretaria Municipal de Saúde de Ichu Bahia, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB realizará  no período de 10 a 13 de fevereiro de 2021 o atendimento do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama através do programa Saúde sem fronteiras.


A reunião para a adesão do programa no município aconteceu na manhã desta terça feira, 26 de janeiro onde os profissionais se comprometeram a buscar os pacientes para a realização do exame de mamografia.  Serão 547 mulheres atendidas durante os 04 dias de campanha.


"O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama é uma estratégia itinerante que visa a prevenção, a detecção precoce e o tratamento da doença em todo o estado da Bahia. O Programa consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares. Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de Alta Complexidade em Oncologia mais próxima da sua região, onde será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico. O público-alvo do Programa é de mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença".
(http://www.saude.ba.gov.br)


Para que a mulher seja atendida é preciso  não ter realizado nenhum procedimento na mama. Os Agentes Comunitários de Saúde entrarão em contato com esse público alvo e fará junto com a equipe de saúde o agendamento. Os pacientes precisarão tirar xerox do Cartão do SUS, RG e comprovante de residência.

Leonam Castro, coordenador da Atenção Básica se mostrou muito feliz e animado com a chegada desse projeto.

Por Cida Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário