quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

ICHU-Secretaria Municipal de Saúde faz avaliação do plano de ação 2013

A equipe de Saúde de Ichu se reuniu na ultima quarta feira, (18) para avaliar o plano de ação elaborado no inicio do ano buscando ver o que foi alcançado ou não durante o exercício de 2013.
O Plano Anual de Saúde tem por finalidade apoiar o gestor na condução do SUS no âmbito de sua competência territorial de modo a alcançar a efetividade esperada na melhoria dos níveis de saúde da população e no aperfeiçoamento do sistema, bem como possibilitar o provimento dos meios para o aperfeiçoamento da gestão participativa e das ações e serviços prestados e também apoiar a participação e o controle social e
tem como objetivo programar as ações dos projetos e programas de saúde que deverão ser realizados durante todo o ano, bem como dar transparência à utilização dos recursos financeiros aplicados na área. 
A avaliação foi feita por eixos e vistas da seguinte forma:

ATENÇÃO BÁSICA: 
Grupo de gestantes implantado em 100% das unidades de saúde da família, realização de atividades educativas em parceria com a Ação Social, garantia a cobertura de exames laboratoriais preconizados no pré-natal, consultas de enfermagem para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, visitas domiciliares aos idosos acamados,
detecção de escolares com obesidade ou baixo peso, reorganização da Atenção Básica melhoria na Infra-estrutura como a aquisição de refrigerador para sala de vacina de Barra /Licuri, dentre outros.
SAUDE BUCAL:
Atividade educativa em saúde bucal com escolas da rede publica municipal e estadual;
Distribuição de kit de higiene dental + escovação dental supervisionada em escolas;
Visitas Domiciliares....

NUTRIÇÃO:
Implantação de cardápios saudáveis e diversificados para pacientes internados e funcionários no regime de 12 e 24 horas; Acompanhamento dietético ao pacientes internados no HSCJ; Realização de atendimento individualizado com a população geral.
CONSELHO DE SAÚDE: 
Implantação do Sistema do Ministério da Saúde  SISREG3 e da Central de Regulação no município;  Utilização dos meio de comunicação como Site, rádio e serviço de som como forma de divulgação levando a população ao conhecimento das ações de saúde no município.

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE:
Garantia da atenção integrada à saúde dos ACS ,
Intensificação das Equipes com reuniões de temas variados: Educação permanente.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA:
Estruturação das UBS (Uidades Básicas de Saúde) de equipamentos necessários para o cumprimento das boas normas de armazenagem de medicamentos, criação de espaço específico dentro do CAF(Central de Abastecimento Farmacêutica) para área de fracionamento de medicamentos, com todos os materiais necessários a assegurar um fracionamento seguro mantendo o estoque  atualizado e monitorado, finalização do ano de 2013 com a Farmácia da Bahia em total funcionamento.
 
FISIOTERAPIA:
Atenção domiciliar com base na reabilitação gerontológica e cuidados paliativos;
Assistência a indivíduos com deficiência.
ASSISTENTE SOCIAL:
Implantação da Ouvidoria na SMS- Secretaria Municipal de Saúde, Visitas Domiciliares as demandas apresentadas ao Serviço Social.
ASSISTÊNCIA HOSPITALAR :
Simulação de Acidente com vítima para população realizada pela brigada Anjos da Vida   de Conceição do Coité;
Implantação do PGRS ( Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos ) no município, incluindo a unidade hospitalar e as unidades de saúde.

LABORATÓRIO:
Aumento da demanda oferecida dos Exames Laboratoriais,
Garantia do atendimento prioritário na realização de exames dos internos do hospital municipal, dentre outros.
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA:
Compra de nebulizador motorizado costal, confecção de material informativo sobre prevenção da dengue, realização de campanha  de prevenção das DST/AIDS, cobertura ideal da vacinação de rotina do calendário básico, etc.
NASF (Núcleo de Assistência a Saúde da Família):
Atividades educativas preventivas com o grupo de convivência, palestra nas escolas, nas comunidades com grupo de crianças, gestantes, idosos, Hiperdia, etc.
  
VIGILÂNCIA SANITÁRIA:
Atendimento e apuração das denúncias recebidas, atualização de cadastro dos estabelecimentos com os documentos necessários para emissão da licença sanitária, execução das ações de inspeção sanitária em estabelecimentos sujeitos à Vigilância Sanitária.

GESTÃO:
Implantação e implementação da central de regulação, Contratação de especialistas com Pediatra e Ginecologista dentre outros.
Lembrando que o processo de construção de políticas públicas é dinâmico, usando  de constantes reformulações, baseadas em análises e avaliações sistemáticas e periódicas. Ocorreram durante todo o ano, debates e conciliações necessários, realizados pelos órgãos de controle social, pelos técnicos das áreas temáticas existentes no município,consolidando assim uma política de saúde legítima e participativa.
Ao final da avaliação, Iranett Santiago lembrou que este plano fez parte da jornada municipal de saúde, realizada no começo de 2013 e que a mesma acontecerá em sua segunda vez nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário