sexta-feira, 17 de julho de 2015

ICHU- Pastoral da Criança e ACS falam sobre a Febre Chikungunya no tema da Celebração da Vida desse mês

"A Celebração da Vida é o encontro das diferentes famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança que se reúnem para celebrar as conquistas de suas crianças  e discutir as dificuldades encontradas. Mostra a solidariedade e a participação de uma comunidade na busca de seus direitos de cidadania. Por isso é um dia abençoado por Deus." (http://www.pastoraldacrianca.org.br).
Na última quinta feira, 16 de julho, os líderes da Pastoral da Comunidade Bom Pastor e São Pedro em parceria com os Agentes comunitários de Saúde trouxeram como tema, a febre Chikungunya que é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
Foto meramente ilustrativa
Os Agentes e os líderes falaram da importância da prevenção que pode ser feita com medidas simples. O cuidado que as famílias precisam ter em suas casas e arredores ajudam a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença. Cuidado com caixas d'agua, pneus, vasos jogados no quintal para que elimine todos os rastros que possam fazer moradia para este mosquito tão devorador. 

Sobre a busca pelo serviço de saúde, esta deve ser feita quando surgirem os sintomas, fazendo uma avaliação clínica cuidadosa com exames laboratoriais.  Para o tratamento  é
importante apenas tomar muito líquido para evitar a desidratação. Caso haja dores e febre, pode ser receitado algum medicamento antitérmico, como o paracetamol. Em alguns casos, é necessária internação para hidratação endovenosa e, nos casos graves, tratamento em unidade de terapia intensiva. 

"Como na dengue, pacientes com febre chikungunya devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada.  Esses medicamentos têm efeito anticoagulante e podem causar sangramentos. Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitados. O uso destas medicações pode aumentar o risco de sangramentos".(www.minhavida.com.br)

Durante a atividade, os lideres e ACS desenvolveram brincadeiras, pesaram e mediram as crianças com distribuição de lanche ao final da celebração. O encontro acontece sempre no Centro Comunitário São Pedro situado no Bairro Cortiço- sede do município.
  Por Cida Carneiro/Ichu Notícias/Rádio Independente FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário