quinta-feira, 9 de julho de 2015

ICHU- Realizada a IV Conferencia Municipal de Saúde


Com o Objetivo de dentre outros reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988 e nas Leis nº 8.080 de 19 de Setembro de 1990 e no 8.142 de 28 de Dezembro de 1990 foi realizada na última quinta feira, 09 de Julho de 2015, a IV conferencia Municipal de Saúde do Município de Ichu.

Participaram da Conferência o Secretário Municipal de Saúde Evânio Cordeiro da Silva, o Prefeito Municipal Antonio George, o Vice Prefeito, Geraldo Carneiro, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Tânia Gordiano, o Secretário de Ação Social José Carlos Cruz, o Secretário de Educação Carlos Tadeu, o Secretário de Agricultura, Antonio Silva, os vereadores Edivaldo Apolônio e Lúcia Maria, os Agentes da Polícia Civil e Militar e comunidade geral com representações Civis e poder público.

  O tema Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro trouxe oito eixos temáticos que foram discutidos de forma bem participativa pelo público presente.
  • I- Direito à Saúde, Garantia de Acesso e atenção de qualidade;
  • II- Participação Social;
  • III- Valorização do Trabalho e da educação em Saúde;
  • IV- Financiamento do SUS e Relação Público Privado;
  • V- Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde;
  • VI- Informação, Educação e política de Comunicação do SUS;
  • VII- Ciência, Tecnologia e inovação no SUS;
  • VIII- Reformas Democráticas e Populares do Estado.
 A abertura deu-se através de uma apresentação trazida pelos estudantes da Escola Francisco Guilherme da comunidade de Licuri, onde trouxe na sua mensagem a diversidade do povo brasileiro como sendo um povo que deve ser tratado com igualdade, independente de cor, raça, religião ou condição social.
A presidente do Conselho de Saúde Tania Gordiano falou da composição do Conselho, suas esferas representativas e da sua importância como defesa dos direitos de toda a comunidade.
O prefeito Antonio George  disse saber das dificuldades que a saúde como um todo enfrenta no País, o que não é diferente no município de Ichu e que na medida do possível procura fazer o melhor. Lembrou das contribuições dadas pelos amigos parceiros da população que em meio a tantas burocracias conseguem ajudar de alguma forma essa população.

Joelma, representante do Núcleo Regional de Atenção Básica em Saúde falou da importância do envolvimento e participação de todos nesse processo de discussão promovendo o bem estar, a seguridade das pessoas, pois só assim as coisas dão certo.
Fernanda Campodônio, também apoiadora do Núcleo regional , destacou a necessidade de se ter pessoas com vontade de promover discussões . Para ela, o processo hoje é mais democrático o que garante ao usuário uma construção conjunta de opiniões na reivindicação dos direitos.

 Fernanda destacou a presença de uma crise na saúde e que não se pode abaixar a guarda e deixar de reivindicar. Sobre a atenção Básica, ela ressaltou a valorização e mérito do ACS (Agente Comunitário de Saúde) na atuação na Saúde da Família.

Denieire Santiago, coordenadora da Atenção Básica, agradeceu a participação de todos, em especial as Assistentes Sociais Damares Oliveira e Sintia Naiala que ajudaram na promoção dos encontros nas pré conferencias, ao comando da Polícia Militar e Civil, os Sites AL Notícias, Ichu Notícias, Rádio Independente FM pela divulgação do evento, a Edson Matos pela sonorização, ao Grupo Regueiros da Paz e toda equipe de Saúde que se dedicou para a realização dessa conferência.

Iranett Santiago em sua fala lembrou que por mais que existam dificuldades, é preciso encarar. Os problemas trazidos nesta conferência e em todas as pré conferências devem ser abraçados e analisados com carinho, pois este é o momento onde a população tem voz e vez de colocar suas queixas, sugestões e sonhos.

Evanio Cordeiro agradeceu a todos pela dedicação, destacou as dificuldades que a saúde enfrenta nas esferas federal, estadual e municipal e que a equipe como um todo tenta, da melhor forma possível, fazer o melhor com aquilo que tem. Para ele este momento é essencial, pois é em encontros como esse que todos se juntam para cobrar e encontrar possíveis soluções. 

 "Para se construir uma saúde de qualidade precisamos nos envolver, ir além, ter propostas e manifestações populares, pois é a partir de momentos como esse que vamos encaminhar propostas para lá na frente termos de fato uma saúde com eficiência".-finalizou.

Vale destacar que nessa conferência foram eleitos representantes escolhidos pelo povo para a participação na conferência estadual de saúde sendo eles:
Antonio Cezar Carneiro e Luiz Gonzaga dos Santos representando a sociedade civil e Pelo poder público  Valmirene das Virgens Santana e Evânio Cordeiro da Silva.
Por Cida Carneiro/Ichu Notícias/Rádio Independente FM- Fotos:DamaresOliveira/ Valdir Carneiro
CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 





































Nenhum comentário:

Postar um comentário