sexta-feira, 15 de março de 2024

ICHU- Momento de relaxamento e autocuidado é ofertado às mulheres no setor de Fisioterapia do município



Na última quinta feira, 14 de março de 2024, a equipe que compõe o setor de fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde de ichu Bahia, promoveu um momento de relaxamento para as mulheres que são acompanhadas naquele espaço, como forma de homenageá-las no Março Mulher.


A Fisioterapeuta Ketty Cedraz trouxe práticas de ventosaterapia, massagem relaxante, escalda-pés, moxaterapia, acupuntura, thetahealling e técnicas respiratórias ambos ofertados  através das PICS  (Práticas Integrativas e Complementares no SUS).


A moxaterapia é indicada como uma excelente alternativa para aliviar algum tipo de dor ou tensão no corpo humano.  Funciona quando um tipo de bastão é aceso com fogo, e o terapeuta faz com que ele fique em distância da pele do cliente. Esta distância varia muito de acordo com a capacidade de tolerância do paciente. Esta aplicação não gera nenhum tipo de dor e devido à preparação da erva, não há risco nenhum de queimadura na pele do cliente. Segundo alguns especialistas, a planta Artemísia, erva específica para este tipo de terapia, possui propriedade anti-inflamatória, cicatrizante, que dispersa o frio e a umidade, e ainda regula a circulação e a energia, possuindo várias indicações terapêuticas que servem para a fabricação de medicamentos tanto de uso interno como de uso externo. A prática é indicada para quem possui problemas com ansiedade, estresse, insônia, dores nas costas, dores menstruais, resfriado, dores musculares, sinusite, dores nos joelhos, entre outras, e não deseja fazer uso de medicamentos.


Ketty  destacou a importancia desses momentos através dessas abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade.

Por Cida Carneiro com informações e fotos de Ketty Cedraz

CONFIRA TODAS AS IMAGENS: 













Nenhum comentário:

Postar um comentário