sexta-feira, 15 de março de 2024

ICHU- SMS passa a ofertar teste do olhinho em recém nascidos


 

A Secretaria Municipal de Saúde de Ichu Bahia passa a ofertar o teste do olhinho às crianças do município de Ichu.

Esse é um exame simples realizado nos recém nascidos  para garantir a saúde dos olhos preventivamente. Desde 2017, aqui no Brasil, essa análise é obrigatória por lei para ser realizada como parte dos exames básicos e fundamentais para a saúde ocular dos bebês.

Devido a procura e necessidade das mães, a enfermeira Arlete Santiago capacitou os demais enfermeiros das Unidades básicas para que os mesmos possam realizar o exame de forma gratuita dentro da consulta no próprio município. O primeiro exame foi realizado na Unidade de Saúde da Família Rita Meire, situada no Povoado de Barra pela enfermeira Joice Natane

"O Teste do Olhinho, num primeiro momento, consegue detectar anomalias através do reflexo da luz nos olhos do bebê. O exame é feito com as luzes baixas no ambiente, a partir daí o profissional direciona uma luz diretamente sobre os olhos do bebê. O resultado prévio é a cor do reflexo dessas luzes. Essas cores podem ser avermelhadas, alaranjadas ou amareladas. O sinal de alerta é ativado quando a cor do reflexo é esbranquiçada ou inexistente. Nesse caso serão realizados outros exames orientados somente por um  médico especialista ocular, oftalmologista. É importante saber que o TRV ajuda a verificar se há algo de errado na visão da crianças, mas ele não é capaz de dar certeza no diagnóstico de alguma doença. Ou seja, para saber se o bebê sofre de fato com alguma dessas anomalias são necessários outros testes complementares. O Teste do Olhinho pode prever alguns graus severos de miopia, hipermetropia ou estrabismo. Além disso, existem doenças mais sérias na lista. São elas: retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, infecções, traumas do parto e até mesmo cegueira. (www.institutoassadrayes.com.br)

Por Cida Carneiro com informações de Arlete Santiago 

Nenhum comentário:

Postar um comentário