segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ICHU-Realizado com sucesso Ação Educativa sobre o Cancer de Próstata

Com o objetivo de oferecer informações sobre prevenção, tratamento e sensibilizar o público masculino sobre o câncer de próstata, para evitar um diagnóstico tardio, é que aconteceu neste dia 04 de novembro no barracão municipal de Ichu, uma ação educativa sobre o Câncer de Próstata, na campanha "Novembro Azul", campanha essa que vem sendo realizada por diversos lugares, dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção.

A ação foi articulada pelas acadêmicas Charlene Naiane, Elaine Soares, Jamim Santos, Jessica Carvalho, Naiara Lima, Tânia Carneiro e Thalyta Dantas, do curso de Biomedicina Da Faculdade Nobre de Feira de Santana, sob orientação da professora Elizângela Mascarenhas, e da coordenadora do curso, Mariana Reis onde contou com a participação da Secretaria de saúde do município.
Estavam presentes no evento o secretário de Saúde, senhor Evânio Cordeiro, a enfermeira, coordenadora da Atenção Básica, Deniere Santiago, o Vice prefeito, Geraldo Carneiro, a Vereadora Geovana Márcia, a diretora Municipal de educação, Zaíra Gonçalves, além de Agentes comunitários de Saúde, Enfermeiras, funcionários da Educação, e um público significativo de homens.

Evânio Cordeiro-Sec de Saúde
Evânio parabenizou as estudantes, em especial a Tania pela iniciativa de realizar esta ação no município, pois se tratando de saúde, palestras ou qualquer que seja a ação,se torna ainda mais importante para todos.
Para Joseane Mendes, Psicóloga, o homem é referencial dentro da estrutura familiar e precisa estar bem cuidado para que possa desenvolver melhor suas atividades diárias.
Geovana parabenizou a todos em especial ao grande número de homens presente no evento, coisa que não era tão visto antes o que realmente analisa como positivo, já que quando se trata em cuidar da saúde, as mulheres são mais cuidadosas e hoje eles se destacaram.
Durante o desenvolvimento das atividades foram aplicados alguns questionários aos homens com idade acima de 40 anos para que pudessem estar contribuindo com o sucesso do trabalho.Os Questionários foram aplicados pelos estudantes do curso de Biomedicina, Henrique Silas, Naila Ramos, e por Olivia Carla, estudante de Psicologia da Faculdade Nobre (FAN).

Além das palestras, foram disponibilizados à comunidade, musica ao vivo com Bito do Grupo Coisa Nossa, e para os homens, um momento de beleza com o profissional Van Van, como também  sorteios de brindes com o objetivo de visar a saúde como um todo.
Elizangela, professora Orientadora do curso, disse estar feliz pelo resultado encontrado na cidade,e finalizou dizendo que homem que é homem se cuida e que também é vulnerável, precisa sim ir ao médico e precisa se prevenir.

Ao final a equipe de Saúde da família distribuiu e encaminhou os homens acima de 40 anos ao laboratório do município para nas datas marcadas possam estar realizando seu exame de Sangue conhecido como PSA, marcações essas feitas durante esse encontro, facilitando ainda mais a vida de cada um deles.
Por Cida Carneiro
Confira outras imagens:



















































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário