quinta-feira, 22 de maio de 2014

ICHU-ACS participam do curso de Educação popular em Saúde em Feira de Santana


O curso Educação Popular em Saúde tem por base os princípios e matrizes pedagógicas da Educação Popular em Saúde, especialmente aqueles referenciados pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, o incentivo à produção compartilhada de  conhecimentos.

 Nesse sentido tem como pilares dessa construção: O Diálogo, a Amorosidade, a problematização, a construção compartilhada do conhecimento, a emancipação e o compromisso com a construção do projeto democrático popular contribuindo assim para o aprimoramento da atuação dos profissionais das equipes de atenção Básica em saúde, em especial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) se distribuindo numa carga horária de 32 horas presenciais, 11 horas com a conexão virtual e 10 horas com atividade de campo totalizando uma carga de 53 horas.
Assim sendo os Agentes Comunitários de Saúde de Ichu participaram do primeiro momento presencial do curso que se deu na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) juntamente com vários outros agentes de toda a região. 
Para Neuma, mediadora do  curso, essa troca de experiências serve para estimular na comunidade as necessidades que elas se encontram. "Precisamos mudar o contexto em nosso trabalho para que estes problemas sejam solucionados através dos principios que vem se perdendo com o tempo"- Complementou.
Durante o encontro, os ACS apresentaram um pouco da sua cultura, um modelo de trabalho que existe e o que pode ser mudado em forma de paródias e dramatizações, trazendo problemas e soluções dentro de uma atenção básica .

 O curso tem como equipe a Orientadora de Aprendizagem: Iraildes Andrade, Juliano, os Educadores Populares: Jamildo Almeida, e Ediberto Ferreira, Mediadores: Evilene Almeida, Nelma Nunes Ramos, Iracema Bandeira de Mello e Patrícia Pimenta de Oliveira Nunes e conta com o apoio da UEFS, 2ª DIRES, CIR E SECRETARIAS MUNICIPAL DE SAÚDE com a realização da FIOCRUZ e outras entidades parceiras.
O próximo encontro presencial será dia 28 de maio das 08:00 às 17:00 horas.
Por Cida Carneiro
Confira outras imagens: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário