quinta-feira, 15 de maio de 2014

ICHU- Pais do Projeto Aquarela participam de palestra sobre exploração sexual na APAE

Na última  terça feira,(13), as 13:30  a Psicóloga Karmi Guimarães esteve com as mães do Projeto Aquarela , na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) cumprindo o calendário da semana contra a exploração sexual que está acontecendo desde o dia 12 de maio dentro do município de Ichu.
 A palestra teve como tema Exploração sexual e abuso desenvolvido pela Psicóloga do município Carmi Guimarães. Carmi em sua fala citou que a exploração sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucros ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie.A exploração sexual ocorre de quatros formas em redes de prostituição,pornografia,redes de tráfico e turismo sexual. E abuso sexual é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente ,para a prática de qualquer ato de natureza sexual.
 Principais Sinais de Abuso Sexual :Distúrbio de sono e apetite,ansiedade,agressividade ,Baixa estima,depressão,Isolamento social,dificuldade de aprendizagem e concentração,fuga ou relutância em voltar para casa,comportamento inapropriado para a sua idade, doenças sexualmente transmissíveis,medo de adulto ou medo constante,fantasias excessivas 
( Pesadelos) e Dor ou inchaço nas áreas genital e anal. 
O que os pais devem fazer para prevenir o abuso sexual e proteger seus filhos? Estar bem informados sobre a realidade do abuso sexual contra crianças. Ouvir seus filhos e acreditar neles por mais absurdo que pareça o que estão contando. Dispor de tempo para seu filho e dar-lhe atenção. Conhecer seus colegas e os pais deles. Saber com quem seu filho está ficando no momento de lazer. Como denunciar ,conselho tutelar,delegacias especializadas ou comuns,disque denúncias locais ou disque federal e Disque denúncia nacional-número 100.
Ao final Carmi agradeceu o espaço e acolhimento da APAE por este dia tão importante.
Por Carmi Guimarães/ Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário