sábado, 19 de julho de 2014

ICHU-Com o Tema Redução de Danos, Caminhos do Cuidado Marca o III encontro dos ACS em Riachão do Jacuipe

O curso Caminhos do Cuidado, voltado para ACS (Agentes Comunitários de Saúde), Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ATENFs) vem acontecendo por todas as partes do Brasil com o desafio de levar os participantes a ser protagonistas de um processo de formação permeado pela reflexão, que dialogue com a realidade de cada um e da equipe da qual faz parte e que seja capaz de contribuir para ampliação de modos de pensar e fazer em Saúde qualificando a atuação de cada um no cuidado em Saúde Mental e no uso prejudicial de drogas.
 Distribuído em 05 encontros, o Caminhos do Cuidado vem discutindo a cada dia eixos que vem transformando o modo de pensar desses profissionais, deixando-os despidos de qualquer tipo de preconceito.
Ichu Apresentando o seu contexto  através da Música
Com o Tema "Redução de Danos" as equipes de Saúde de Ichu e Riachão do Jacuipe participaram na ultima Sexta Feira dia 18/07 do III encontro que trouxe em suas discussões as estratégias utilizadas na Atenção Básica.
Durante a roda de conversa, a equipe de Ichu trouxe como ações de Redutor de Danos os diversos grupos existentes nas,
 UBS (Unidades Básicas de Saúde), o A.A. (Alcoólicos Anônimos) e o Projeto Regueiros da Paz que fundado há quase um ano  vem para fortalecendo a cultura do Reggae mostrando à comunidade Ichuense uma cultura que tem como uma das finalidades a consolidação do Movimento Negro enquanto movimento sociocultural, político, filosófico e acima de tudo espiritual, na construção de cidadania, através de práticas educativas, culturais e sociais disponibilizando-as para a sociedade.(AL Notícias).


Salete-Idealizadora do CAT
Os ACS de Riachão do Jacuipe apresentou o Projeto CAT (Centro de Amor e Transformação) projeto esse que atua no município como  redução de danos. 
Este centro fundado e idealizado há 02 (dois) anos  por Salete é uma ONG (Organização Não Governamental) de acolhimento e tratamento de dependentes de álcool, crack e outras drogas e será implantado em Riachão do Jacuipe no modelo de comunidade terapêutica.
Salete emocionou a todos com sua história de vida e luta  transformando-a numa vivencia de amor vindo através dessa luta travante, buscando nela uma solução para o coletivo sem julgamentos. 
Para ela não adianta apenas falar em dor, pois estas emocionam, mas o amor em movimento é quem transforma, por isso a transformou. 

Eloisa Bahia-Tutora do Caminhos do Cuidado
Eloisa Bahia, tutora do Caminhos do Cuidado, em sua fala disse que precisamos crescer, mudar, aprender o que é solidariedade, dignidade, amorosidade, pois só o amor constrói e que através desta visão podemos planejar ações de cuidado que sejam possíveis de transformar.
O próximo encontro será no dia  25 de julho  e acontece sempre no Colégio Estadual João Campos em Riachão do Jacuipe Bahia.


Por Cida Carneiro/ Ichu Notícias/ Rádio Independente FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário