sábado, 12 de julho de 2014

ICHU- política de atenção integral a usuários de alcool e outras drogas foi o tema do II encontro do Caminhos do Cuidado


Com o objetivo de conhecer as atuais políticas e estratégias nacionais utilizadas para o cuidado integral em Saúde Mental e de usuários de álcool e outras drogas através da política nacional de atenção básica no Ministério da Saúde, é que os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e os técnicos de enfermagem de Ichu participaram na ultima sexta feira, (11)  do II encontro do curso Caminhos do Cuidado.

O encontro que tem como Tutoras as enfermeiras de formação Taiana Ramos e Eloisa Bahia, aconteceu na cidade de Riachão do Jacuipe e contou com a participação dos ACS e Técnicos de Enfermagem de Ichu e daquele município que juntos discutiram sobre a Atenção Básica onde os usuários deste sistema de saúde depositam nos membros das equipes, as mais variadas formas de amor, ódio, esperança e os profissionais também experimentam diversas maneiras de relacionar-se com eles percebendo que o médico, o técnico e o agente comunitário de saúde tem poder vinculador muito maior que um psicólogo ou psiquiatra.
Foram discutidos uma série de práticas que a Saúde da família já desenvolve e que podem ser consideradas práticas de Saúde Mental: Caminhadas de hipertensos, intervenções ambientais, consultas médicas, odontológicas etc que mesmo em situações complexas, as ações desses profissionais que não possuem experiência em saúde mental é fundamental para o desenvolvimento da programação terapêutica.
Para os participantes é essencial conquistar a confiança dos usuários do Sistema de Saúde, pois muitas vezes o problema que se passa na vida deles é apenas uma falta de atenção, cuidado, carinho e o ouvir. 
A vulnerabilidade para o uso indevido de álcool e drogas é maior em indivíduos que estão insatisfeitos com a sua qualidade de vida, possuem saúde deficiente, possuem fácil acesso às substancias  e sua integração na comunidade é deficiente.

Ninguém nasce com problemas por querer, não há alguém que se entrega nos vícios por gostar disso. Atrás de uma História, certamente há uma outra história. É preciso que todos tenham um olhar acolhedor, para assim tentar construir uma nova História, pois se existem fatores de risco também há fatores específicos de proteção para este mesmo uso.
O próximo encontro será no dia 18/07 no colégio João Campos em Riachão do Jacuípe Bahia.
Por Cida Carneiro/Ichu Notícias/Rádio Independente FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário