quarta-feira, 23 de abril de 2014

ICHU-Cancer de colo do útero foi o tema do encontro de mulheres no Bairro Cortiço


Pensando nos sérios problemas causados pelo Câncer de colo do útero, o grupo de mulheres do Bairro Cortiço, recebeu nesta terça, (22) informações relacionadas a este tema.
 Dirigido neste dia pela enfermeira da Atenção Básica Deniere Santiago, o grupo observou atentamente cada palavra dita por ela durante a palestra.
 
Para Deniere, o Câncer de colo do útero é o 4º do mundo em que mata mais mulheres e que este é silencioso, demorando anos para se desenvolver. As causa principais são inicio da atividade sexual precocemente, muitos parceiros sexuais, sexo sem preservativo, uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, higiene íntima inadequada dentre outros. Conforme a doença avança, os principais sintomas são: Sangramento vaginal, corrimento e dor.  
Demonstração do auto exame
Deni falou também que o câncer pode ser evitado por uma simples atitude: O Exame preventivo de rotina também chamado de Papanicolau que é realizado nas unidades de Saúde da Família. Basta levar a xerox do comprovante de residência, cartão do SUS e RG. Este exame  deve ser feito anualmente para que assim possa ser evitado possíveis doenças já que quando se descobre a tempo é mais fácil o tratamento.
Durante a palestra as mulheres receberam orientações de como deve ser feito o auto exame, uma das formas de a mulher se descobrir enquanto pessoa no ato do apalpamento do seio para ver se há algum nódulo entre eles.
O próximo encontro será realizado no dia 07 de maio no Centro Comunitário São Pedro.
Por Cida Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário