quinta-feira, 3 de abril de 2014

ICHU- Equipe de Saúde da Família passa por Avaliação do PMAQ

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) é um Programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.
Equipe do PMAQ
Esse programa passa por uma avaliação externa, avaliação essa em que é realizado um conjunto de ações para averiguar as condições de acesso e de qualidade dos municípios e das equipes de atenção básica participantes do PMAQ  onde conta com o apoio de Instituições de Ensino e Pesquisa.
 

Com esse objetivo é que a equipe de saúde do município recebeu no último dia 01 de abril a visita de profissionais desse programa onde avaliaram as ações desenvolvidas dentro da atenção básica de Ichu .A avaliação foi realizada nos 03 Unidades de Saúde da Família (Helena Santiago, na sede, Rita Meire no povoado de Barra e Evaristo no povoado de Licuri) além da equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).
 PMAQ com Deniere Coord. e Verena representante do NASF

Esse processo de avaliação contou com um levantamento de informações para análise das condições de acesso e de qualidade das Equipes da Atenção Básica participantes do programa. Buscando reconhecer e valorizar os esforços e resultados das EAB (Equipes de Atenção Básica) e dos gestores municipais de saúde na qualificação da Atenção Básica.
A equipe de Saúde que trabalha por uma saúde de qualidade a cada dia, aguarda pelo resultado desta avaliação que deve sair no prazo de 180 dias, lembrando que esta avaliação foram dos procedimentos realizados no ano de 2013. 
Por Cida Carneiro com Informações do site (http://dab.saude.gov.br/sistemas/pmaq/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário