sexta-feira, 11 de abril de 2014

ICHU- Famílias do Bairro Cortiço e Zona rural do Município comparecem em massa para o peso do Bolsa Família

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa federal de transferência direta de renda a famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social.O recebimento da renda é vinculado ao cumprimento de compromissos das famílias com as agendas da educação e da saúde com finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos e o rompimento do ciclo inter-geracional da pobreza.
Para o Ministério da Saúde, o acompanhamento dos beneficiários vai além do envio de informações de saúde para que as famílias continuem recebendo o benefício. As equipes de Saúde da Família, em especial o Agente Comunitário de Saúde (ACS), são importantes na promoção à Saúde da Criança e à Saúde da Mulher, pois estimulam e orientam as famílias a realizarem ações de melhoria à sua saúde.(http://nutricao.saude.gov.br)
Com  esse objetivo a equipe de Saúde da Família de Ichu está distribuindo um calendário de pesagem neste 1º semestre de 2014, para que nenhum usuário deste programa fique sem acompanhamento.
As famílias do Bairro Cortiço, Povoado de Mumbuca, Baixinha, Tolda e Miragalho que são acompanhadas pelos ACS Cida, Dinalva, Adelídia, Silvaneide e João de Deus, compareceram em massa na função de cumprir suas obrigações perante as exigências do Bolsa Família.
Dona Aurenice, residente na comunidade de Baixinha, mesmo com uma vida muito corrida e com dificuldade de deslocamento por alguns problemas de saúde que acompanham sua vida disse que mesmo com todas as dificuldades fez questão de comparecer neste dia, pois este é o único recurso financeiro que ela tem para a sua sobrevivência. Se eu perder este benefício, como vou encontrar meios de sobreviver se este é o único que auxilia na minha renda diária? A nós da Zona Rural ainda é mais difícil, pois não temos  nem como conseguir um trabalho digno que contribua com a renda de cada um de nós, que além de todos os problemas ainda somos castigados com a seca. Ai de nós se não fosse esse programa - Completou Dona Aurenice.
Lembrando que o calendário para a pesagem das demais localidades  do município serão distribuídos durante todo o mês de abril para que a meta seja alcançada em 100% e aqueles que não puderam se dirigir ao Centro Comunitário São Pedro na ultima quinta Feira, (10) podem ir até a Unidade de Saúde da Família Helena Santiago para completar esta etapa de pesagem.
Por Cida Carneiro/ Ichu Notícias/ Rádio Independente FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário