segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ICHU- Famílias do Bairro Cortiço e Zona rural do Município comparecem para o peso do Bolsa Família e recebem orientações sobre o programa.


O Programa Bolsa Família (PBF) é um Programa Federal de transferência direta de renda a famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social.O recebimento da renda é vinculado ao cumprimento de compromissos das famílias com as agendas da educação e da saúde com finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos e o rompimento do ciclo inter-geracional da pobreza. 

Para o Ministério da Saúde, o acompanhamento dos beneficiários vai além do envio de informações de saúde para que as famílias continuem recebendo o benefício. As equipes de Saúde da Família, em especial o Agente Comunitário de Saúde (ACS), são importantes na promoção à Saúde da Criança e à Saúde da Mulher, pois estimulam e orientam as famílias a realizarem ações de melhoria à sua saúde.(http://nutricao.saude.gov.br)

Assim sendo, a equipe de Saúde da Família de Ichu, se empenha ao máximo para que nenhum beneficiário fique sem acompanhamento e para facilitar a vida destes, a coordenadora da Atenção Básica Denieire Santiago, distribui um calendário em dias estratégicos para que estas famílias possam ter acesso mais fácil a essa atividade. Na última quarta feira, (27), as famílias do Bairro Cortiço, Povoado de Mumbuca, Baixinha, Tolda e Miragalho que são acompanhadas pelos ACS Cida, Dinalva, Adelídia, Silvaneide e João de Deus, compareceram em massa na função de cumprir suas obrigações perante as exigências do Bolsa Família. 

Aproveitando o encontro com estas pessoas, os ACS em parceria com o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) passaram informações importantes a estes usuários. 

Damares Oliveira- Assistente Social informou sobre os direitos e deveres do cidadão. Francisco Moysés  trouxe a importância das atividades físicas na rotina diária como forma de manter uma saúde instável e sem riscos futuros de possíveis doenças.

Lembrando que o calendário para a pesagem das demais localidades  do município serão distribuídos durante todo o mês de Setembro para que a meta seja alcançada em 100% e aqueles que não puderam se dirigir ao Centro Comunitário São Pedro na ultima quarta Feira, (27) podem ir até a Unidade de Saúde da Família Helena Santiago para completar esta etapa de pesagem.

Por Cida Carneiro/ Ichu Notícias/ Rádio Independente FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário