segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ICHU-Realizada mais uma campanha de vacinação contra a Raiva no município

A raiva é um vírus sendo uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o homem. Tem uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100%.
 
O homem é um hospedeiro acidental na cadeia infecciosa, como o são, até certo ponto, os animais domésticos (cão e gato), sendo o grande reservatório natural representado por animais silvestres.

Esse vírus é transmitido através de mordidas, arranhaduras de mamíferos já contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos, tanto porque são animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Porém, além do cão e do gato, outros animais contaminados também podem transmitir, como os furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos(http://tudosobrecachorros.com.br).

Pensando nisso vem acontecendo do dia 11 de agosto até o dia 15 de Setembro de 2014 a campanha Anti-Rábica onde a equipe de Saúde se dirige até as comunidades com o objetivo de imunizar todos os animais existentes no município de Ichu.

No ultimo dia 29 de Agosto, a comunidade do bairro cortiço e adjacências esteve no centro São Pedro  se mostrando felizes por estarem protegendo a si e o seu  animal de estimação.

Aproveitando a oportunidade o Veterinário do Município, Felipe Lopes de Santana, esteve no local falando um pouco sobre a   Leishmaniose, mais conhecida como Calazar que é uma zoonose (doença dos animais que pode se transmitir ao homem), onde os animais infectados com maior grau de importância em relação aos humanos são os cães, os roedores e os próprios humanos.

O objetivo da Palestra foi, por ter acontecido um caso recente no município, informar  à comunidade as causas, formas de transmissão, sintomas, para que as pessoas possam aprender a identificar um cão com Calazar, pois com essa identificação se pode notificar à secretaria de Saúde, evitando que a doença se alastre.

Durante a atividade Felipe também falou para a equipe da Independente FM através do Reporter André Luiz, ao vivo no programa a Tarde é nossa do Emerson Pablo sobre os cuidados, sintomas, e o que a pessoa deve fazer em casos semelhantes, frizando a importância de não maltratar o animal, já que quem transmite a doença é o mosquito e não o cachorro. Abandonar seu cão é um crime, e ninguém pode tomar nenhuma atitude contra o animal ao perceber os possíveis sintomas. Só um veterinário pode e deve tomar as precauções necessárias.

Felipe também fez a avaliação dos cães suspeitos coletando o Sangue para averiguar se eles tem a doença ou não.
 No sábado dia 30,  foi o dia D da campanha onde todos os animais foram encaminhados até o barracão municipal de Ichu das 08:00 às 16:00.
 
Lembrando àqueles que deixaram de levar seu cão ou gato nesses dias, a equipe de saúde vai fazer a buscativa de cada animal para não deixar nenhum sem vacinar.
Por Cida Carneiro/ Ichu Notícias/ Rádio Independente FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário