sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ICHU- Realizado com sucesso o primeiro ciclo de Oficinas do Programa Saúde na Escola

Com o tema Prevenção das violências, foi encerrado o primeiro ciclo de oficinas do mês de setembro promovido pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação do município de Ichu. Buscando trazer reflexões sobre diversos assuntos referentes a violência, as drogas e comportamento infantil, a equipe organizadora desses 03 dias de oficinas, procurou trazer profissionais das áreas para que com essa iniciativa os multiplicadores de opiniões pudessem de alguma forma ter um olhar diferenciado sobre essa realidade que vem afetando o município.

 A Psicopedagoga Paula Sampaio  juntamente com a Sanitarista Doutora Fátima Cruz, abordaram dentro do tema escolhido, os diversos problemas que levam uma pessoa a cometer a violência.
Para Paula, tudo o que acontece lá fora, começa dentro de cada um de nós. Por isso devemos muito ter cuidado  com aquilo que sai da nossa boca. Palavras podem machucar uma pessoa pelo resto da vida e por melhores que sejamos, se alguma vez isso acontece nasce em nós um aspecto negativo. Uma pessoa que é rejeitada pode se transformar no pior ser humano e o que pode curar esse ser é o amor.
Paula Sampaio- Psicopedagoga
Somos violentos na forma como olhamos, falamos, gritamos, julgamos, ou temos atitudes negativas perante o nosso irmão. Em vez de julgar, criticar, promova a paz, ajude a quem precisa, evite o egoísmo pois pessoas egoístas são mais propícias a doenças.
Sobre o medo, Paula diz que esse é uma sinalização de que alguma coisa não está bem dentro de nós e que precisamos tomar uma atitude. "Nós podemos construir um mundo melhor e a gente só muda quando a dor que sentimos é maior que o medo.Substitua-o pelo amor, cultivando-o sempre em sua vida, e junto com ele traga sempre paixão, paz, alegria e a cura virá como consequência."Completou Paula.
Fátima Cruz- Sanitarista da 2ª DIRES
Fátima cruz contribuiu com a oficina lembrando que das 22 cidades que trabalha na 2ª DIRES, Ichu está sempre em destaque e tudo isso acontece sempre porque os profissionais que atuam na área fazem o seu trabalho com vontade de ver o melhor acontecer. Em seguida trouxe os diversos tipos de violência. Exclusão social, violência estrutural como desemprego, exclusão, prostituição, trabalho infantil, injustiças sociais, Violência passiva, simbólica, física, sexual, psicológica, bulling, violência contra o idoso, a mulher e contra crianças e adolescentes são as mais frequentes.
Quando uma criança tem a sensação de abandono, ansiedade, medo, choros constantes, conhecimento precoce sobre sexo, os pais e a comunidade devem ficar atentos pois ela pode estar sendo violentada.
Sobre suas consequências, Fátima citou graves problemas de saúde pública e podemos combater através da prevenção, do conhecimento e da denúncia.Quanto ao agressor, esse precisa de cuidados e tratamento, porque quem agride, ja foi agredido, o que não justifica tal ação, mas muitas vezes olhamos apenas para a vítima sem tratar quem a agrediu.
Ao final ofertou uma mensagem reflexiva do Ingo Sarlet que dizia assim:
“ Onde Não houver respeito pela vida e pela integridade física e moral do ser humano, onde as condições mínimas para uma existência digna  não forem asseguradas, onde não houver limitação de poder, enfim, onde a liberdade e a autonomia, a igualdade e os direitos fundamentais  não forem reconhecidos e minimamente assegurados, não haverá espaço para dignidade humana e a pessoa não passará de mero objeto de arbítrio e injustiças.” (Ingo Sarlet – Juiz e Jurista brasileiro)
Por Cida Carneiro
Confira as fotos: 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário