quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ICHU- Profissionais de saúde recebem Capacitação para Auxiliar de Saúde Bucal - Noções de Radiologia Odontológica e Técnicas Radiográficas

A coordenadora de Saúde Bucal do município de Ichu, Dra. Kaliane Carneiro, realizou nestas segundas dia 02.09 e 09.09 um curso de capacitação em radiologia odontológica e técnicas radiográficas intrabucais para as auxiliares de saúde bucal do município de Ichu: ASB do psf Rita Meire - Ângela Maria de J. S. Ferreira da Silva, ASB do psf Aureliano Evaristo - Jaqueline dos Santos Silva e ASB do psf Helene Santiago - Dirlene Silva Santana Ferreira .

A capacitação foi realizada em duas tardes de segundas consecutivas, dia 02.09 foi realizada o curso teórico na sala de reuniões da secretaria de saúde, com noções de anatomia, numeração e nomenclatura dos dentes, odontograma, aparelho de rx odontológico, película radiográfica, técnicas radiográficas intrabucais e revelação de radiografias no consultório odontológico. No dia 09.09, foi realizado o curso prático  no consultório odontológico do psf Helena Santiago, onde as ASB’s treinaram as técnicas radiográficas intrabucais umas nas outras e aprenderam a correta revelação das radiografias.
Esse curso visou a capacitação das auxiliares em saúde bucal para o conhecimento dos dentes e das técnicas de radiografias intrabucais.  Com ele, as ASB’s  estão  capacitadas para realizarem  as radiografias intrabucais nos pacientes de odontologia, mesmo na ausência das dentistas. Elas também adquiriram um maior conhecimento sobre a anatomia dental, numeração e nomenclatura dos dentes, para que possam preencher corretamente o odontograma que existe na ficha dos pacientes de odontologia. Assim, capacitadas, as ASB’s estarão colaborando e otimizando o trabalho das dentistas.
Também participou do curso duas  estagiárias voluntárias: Graziele da Silva Santana e Diana Dara de Jesus Santos, estudantes do curso técnico de auxiliar de saúde bucal.
Veja outras imagens: 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário