terça-feira, 24 de setembro de 2013

ICHU-PSE inicia ciclo de oficinas com profissionais da Educação Infantil



Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. É um espaço privilegiado para as práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos e de doenças, contribuindo para o fortalecimento do desenvolvimento integral e propiciando à comunidade escolar o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.(http://dab.saude.gov.br).

Com isso várias ações vem sendo desenvolvidades pela equipe de Saúde do município de Ichu para que o melhor aconteça com toda a população.Professores de educação Infantil das escolas públicas e particular do município se fizeram presentes na manha desta terça feira, dia 24 de Setembro, na Escola Municipal Hermilino Carneiro, onde deu-se inicio a um ciclo de oficinas envolvendo profissionais da equipe de Saúde.

Com o tema Desenvolvimento Infantil, A médica responsável pela Unidade de Saúde da Família de  Licurí Doutora Laina juntamente com a psicóloga Joseane Mendes trouxeram informações precisas e importantes ao trabalho do profissional em Educação para desenvolver melhor as suas habilidades na sala de aula.

Para Doutora Joseane, professores e  pais devem ficar atentos aos marcos do desenvolvimento humano  para assim avaliar o processo de evolução das crianças em cada fase, compreendendo a partir do que é transmitido que a criança nasce na gestação e não quando sai do ventre da mãe e por isso precisamos tratá-las com amor, cuidado e carinho desde o primeiro momento de vida.Quando se avalia, é preciso um olhar do mínimo de suas habilidades o que não significa que a criança não possa fazer mais ou menos. Devemos considerar que cada ser humano é único, onde em suas diferenças se completam.
Diálogo, Paciência, acolhimento e estímulo são indispensáveis na vida da criança.O olhar do outro é muito importante.
Para os pais, nada melhor  que paciencia e bom humor para cuidar dos seus filhos, dando exemplos  mais que palavras.
Aos professores, estes devem ser o foco, aquele que transmite luz para que o outro se norteie, porém para que isso aconteça é essencial gostar da profissão, exercendo-a com muito amor.
“Há um tipo de educação que tem por objetivo produzir conhecimentos para transformar o mundo, interferir no mundo, que é a educação científica e técnica. Mas há uma educação – e é isso o que chamo realmente de educação – cujo objetivo não é fazer nenhuma transformação no mundo, é transformar as pessoas.”(Rubem Alves)

 Quanto ao desenvolvimento infantil, cada ser inicia-se como uma espécie de adaptação para a partir de então despertar o seu desejo de aprender.

Ao final Os participantes mostraram-se felizes e agraciados com o conteúdo transmitido resumindo toda a manha com sentimentos de aprendizagem, paciencia, responsabilidade, compreensão, segurança, e agradecimento. 

"Que a gente possa trabalhar juntos percebendo nossas dificuldades, limitações fazendo o melhor pelas nossas crianças"(Joseane Mendes).
Por Cida Carneiro 

Confira as imagens: 
O

Nenhum comentário:

Postar um comentário