domingo, 22 de setembro de 2013

ICHU-Criadores de cães e gatos comparecem em massa para proteger seu animal contra raiva

A raiva  é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um virus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano. É considerada uma zoonose (doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais.)

A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Outros casos de transmissão registrados são pela via inalatória, pela placenta, aleitamento e, entre humanos, pelo transplante de córnea. Infectando animais homoetérmicos, a raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão, seguido pelo gato; na em zonas silvestres, se dá principalmente por lobos, raposas, coiotes e nos morcegos hematófogos. 80% dos casos registrados de animais infectados são carnívoros.(wikipedia.org)
Pensando nisso vem acontecendo do dia 09 de setembro até o dia 09 de outubro a campanha Anti-Rábica onde a equipe de Saúde se dirige até as comunidades com o objetivo de imunizar todos os animais existentes no município de Ichu.
No ultimo dia 20 de setembro, a comunidade do bairro cortiço e adjacências esteve no centro São Pedro  se mostrando felizes por estarem protegendo a si e o seu  animal de estimação.
 No sábado dia 21 de setembro foi o dia D da campanha onde todos os animais foram encaminhados até o barracão municipal de Ichu das 08:00 às 16:00.
Lembrando àqueles que deixaram de vacinar seu cão ou gato nesses dias, a equipe de saúde vai fazer a buscativa de cada animal para não deixar nenhum sem vacinar.
Texto:Cida Carneiro / Fotos: Cida Carneiro e André Luiz
Confira as imagens: 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário