quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ICHU-Profissionais de Saúde e Educação participam de oficina sobre prevenção ao uso de drogras

Como estava programado no cronograma da atenção básica, aconteceu nesta quarta feira, dia 25 de setembro, mais uma oficina promovida pela secretaria de Saúde  em parceria com a secretaria de Educação do município de Ichu.
Com o tema "prevenção ao uso do álcool, tabaco, crack e outras drogas",o encontro contou com a participação da pedagoga  Paula Sampaio e do Capitão Lessa que atua no 16º batalhão de polícia militar de Conceição do Coité Bahia onde trouxeram informações importantes aos educadores de todas as escolas municipais e estaduais de Ichu.

Para Paula Sampaio, não existe combate às drogas, o que existe é a prevenção e isso podemos fazer sensibilizando, educando cada ser sem puni-lo, pois as duas forças maiores do mundo são o amor e a rejeição por isso que aprendamos a amar o outro, a fazer o melhor para mudar o mundo começando por nós mesmos. "As coisas começam a mudar quando mudamos a visão do olhar para elas.
Precisamos exercitar o olhar de amor pelo outro, assim eles não precisam fugir da sua miséria, da sua realidade", Complementou Paula.

O Capitão Joilson Lessa, responsável pela 4ª CIA de Conceição do Coité que atende Ichu, Conceição do Coité, Retirolandia, Valente, São Domingos e Santa Luz trouxe em sua colocação estatísticas de realidades vivenciadas por eles  nessas regiões, o que torna preocupante a situação em especial dos jovens que são os principais alvos desse caminho sem volta, as drogas.
Dentre esses dados, o álcool  é a porta de entrada. 90% das ocorrências no Brasil estão vinculadas a essa droga lícita e é ingerida pela primeira vez, geralmente aos 11 anos de idade, o cigarro aos 12 , a maconha aos 13, e aos 14 anos o adolescente começa o uso da cocaína.
Porém  95% das ocorrências da região sisaleira como assaltos, furtos estão ligadas ao uso do crack.
Para Lessa, a mídia é um grande meio de estimular ao consumismo, pois vende os produtos de forma "atrativa e irresistível".Muito se está evoluindo, mas pouco se trabalha nessa evolução.
O grupo social também é outro fator que preocupa e que leva a esse caminho sem volta. Quanto menos informação, maiores riscos, por isso cabe aos pais e educadores que são seres multiplicadores de opiniões, debater essa situação, pois uma família desestruturada leva a uma proporção maior no consumo, aumentando em 22 vezes a chance de o filho se drogar pois quanto mais educar, menos riscos vamos ter. Os pais devem ficar atentos ao grupo de amigos que seus filhos andam pois há uma influencia enorme à indução e os jovens com uma mente frágil, fica vulnerável a entrar nesse mundo perdido.

"A Polícia Militar está fazendo o melhor para amenizar esses problemas, mas a população, a família, a escola também precisam colaborar. Base familiar e educação é a mola mestra para melhorar essa situação.,  O mundo pode não estar melhor apenas pela ação dos maus, mas sobretudo pela omissão dos bons",  finalizou Lessa.
 O público presente mostrou-se satisfeito com o conteúdo apresentado pelos facilitadores e a equipe organizadora agradeceu por trazerem uma bagagem tão necessária à comunidade Ichuense.
Por Cida Carneiro

Confira ao lado do blog as entrevistas com o capitão Lessa e a Pedagoga Paula Sampaio feitas pelo repórter André Luiz

Confira as Fotos:































Nenhum comentário:

Postar um comentário